A Agência Fluvial de Bom Jesus da Lapa realizou, nesta sexta-feira (14), a solenidade de entrega da Medalha Amigo da Marinha, que homenageia personalidades e instituições que fortalecem a Mentalidade Marítima e aproximam a sociedade da Marinha do Brasil. O evento contou com a presença de autoridades civis e militares e convidados da região.
📲 Clique aqui e entre no grupo do WhatSapp do Notícias da Lapa.
O evento contou com a presença do prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro, do vice-prefeito de Santa Maria da Vitória, padre Amário, além de outras representações políticas da região. Entre os agraciados estavam o prefeito de Caetité, Valtécio Aguiar; o comandante do 20º BBM, tenente-coronel Bahia; o major PM Simão (CIPRv/Barreiras); o presidente da Câmara, Gedson Nascimento; além do secretário de Administração, Vilmar Fernandes, da secretária de Assistência Social, Andréia Luiza, e outras lideranças.

Em nome dos homenageados, o prefeito Valtécio Aguiar destacou que a medalha simboliza reconhecimento pessoal e fortalecimento institucional, ressaltando a importância da Agência Fluvial na região do São Francisco e elogiando o comando do tenente Da Guia e o trabalho do presidente da SOAMAR, Capitão PM Julianderson.
O presidente da SOAMAR, Capital PM Julianderson, lembrou que a honraria celebra o compromisso de homens e mulheres que promovem a mentalidade marítima e reforçam os laços com a Marinha.
O comandante da Agência Fluvial, Capitão-Tenente Da Guia Da Guia, agradeceu o apoio da comunidade e iniciou sua fala citando trecho da música “Canção da América”, de Milton Nascimento: “Amigo é coisa pra se guardar debaixo de sete chaves, dentro do coração”, destacando o espírito de amizade e parceria que marca a atuação da Agência Fluvial na região.
Criada em 1966, a Medalha Amigo da Marinha reconhece civis e instituições que divulgam a cultura marítima. As SOAMARs, fundadas em 1972, aproximam a Marinha da sociedade e fortalecem a consciência sobre a importância do setor naval.
A Agência Fluvial de Bom Jesus da Lapa atua na fiscalização das vias navegáveis, na segurança aquaviária e no apoio operacional à Marinha, desempenhando papel estratégico na região do Rio São Francisco. A solenidade reuniu ainda representantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Aeronáutica, vereadores, secretários e outras autoridades locais.





























