Após superar os 5 metros, nível do Rio São Francisco registra queda brusca e inicia o ano com cota de estiagem

0
Banner GIF
Banner GIF
Foto: José Hélio/Notícias da Lapa

A falta de chuvas e o calor excessivo têm afetado significativamente o nível do Rio São Francisco, especialmente na região de Bom Jesus da Lapa, na Bahia. O cenário atual mostra uma queda no nível das águas, contrariando a recuperação observada no mês anterior.

Após registrar um aumento expressivo no mês de dezembro, quando o nível do rio chegou a 5,10 metros no dia 25, o Rio São Francisco sofreu uma queda brusca nos últimos dias, começando o ano abaixo das expectativas. No início da manhã de sexta-feira, 2 de janeiro de 2026, a cota da estação fluviométrica do Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM), instalada na ponte Gercino Coelho, marcava 3,35 metros. Esse valor está significativamente abaixo do registrado no mesmo período do ano passado, quando o rio apresentava uma cota de quase 5,81 metros.

A redução no nível das águas é resultado direto da falta de chuvas e das altas temperaturas, que têm influenciado a vazão do rio. Nos últimos anos, os reservatórios das hidrelétricas têm mantido o nível do Rio São Francisco dentro de parâmetros controlados, mas a recarga dos afluentes está abaixo do esperado para esta época do ano, dificultando a recuperação hídrica.

A situação é ainda mais preocupante quando se observa que os reservatórios das principais usinas hidrelétricas que abastecem a região, como a Usina de Três Marias, em Minas Gerais, também enfrentam dificuldades em se recompor devido à estiagem prolongada. A expectativa das autoridades é que, até fevereiro, a região de Três Marias receba chuvas que possam contribuir para a recuperação do nível das águas no Rio São Francisco, aliviando a situação de estiagem em Bom Jesus da Lapa.

QUER COMENTAR?

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui