
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva definiu Wellington César Lima e Silva como novo ministro da Justiça e Segurança Pública. O jurista tem trajetória próxima aos governos petistas e boa interlocução com o núcleo político do Planalto, especialmente com a ala baiana do governo. Ele assume a pasta após a saída de Ricardo Lewandowski, que deixou oficialmente o cargo na última semana.
Wellington já ocupou o Ministério da Justiça em 2016, durante o governo Dilma Rousseff, mas permaneceu por poucos dias após decisão do Supremo Tribunal Federal que impediu sua permanência no cargo sem exoneração do Ministério Público da Bahia.
No atual mandato de Lula, ele atuou como secretário de Assuntos Jurídicos da Casa Civil e, mais recentemente, chefiava o departamento jurídico da Petrobras, função para a qual havia sido indicado pelo próprio presidente.
Com formação em direito e mestrado em ciências criminais, Wellington construiu carreira no Ministério Público baiano e exerceu cargos estratégicos ligados à área jurídica e de segurança pública. Sua escolha ocorre em meio ao debate interno no governo sobre a reorganização da estrutura da Justiça e da Segurança Pública, incluindo a possibilidade de criação de um ministério específico para o setor.

























