Governo da Bahia aprova plano de proteção do aeroporto de Bom Jesus da Lapa

0
Banner GIF
Banner GIF

O Governo da Bahia publicou, nesta segunda-feira (19), a Portaria nº 1.894/SAGA, que aprova os planos de proteção do  Aeroporto de Bom Jesus da Lapa, no oeste baiano. A medida estabelece regras para o uso e ocupação do solo no entorno do terminal, garantindo maior segurança nas operações de pouso e decolagem, além de proteger os sistemas de navegação aérea.

A iniciativa representa um avanço técnico importante para que o aeroporto possa funcionar plenamente, especialmente em uma cidade reconhecida nacionalmente pelo turismo religioso, que atrai milhares de romeiros todos os anos, além de ter forte relevância na atividade agrícola e no comércio regional.

Regras, segurança e fiscalização

Os planos de proteção definem limites e restrições para edificações e objetos próximos ao aeroporto, evitando interferências nas rotas aéreas e nos equipamentos de auxílio à navegação. A fiscalização pode ser realizada pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), reforçando os critérios de segurança operacional.

Com a publicação da portaria, o Estado consolida processos administrativos iniciados em 2024, fortalecendo a infraestrutura logística e a integração regional do oeste da Bahia.

Estrutura pronta, mas sem voos comerciais

Apesar dos avanços regulatórios e da infraestrutura moderna, o Aeroporto de Bom Jesus da Lapa, inaugurado em agosto de 2023 como uma das principais entregas do programa estadual de requalificação de aeródromos e aeroportos regionais, segue sem operar voos comerciais regulares.

Hoje, o terminal é utilizado majoritariamente para voos particulares de políticos e artistas, enquanto a população local e os milhares de visitantes que chegam à cidade continuam enfrentando longas viagens terrestres. A situação expõe uma contradição na política aérea do Governo do Estado, que entrega obras, mas não prioriza ações efetivas para viabilizar a operação comercial dos aeroportos regionais.

 

QUER COMENTAR?

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui