Pedidos de CNH crescem mais de quatro vezes no Brasil após novas regras do programa “CNH do Brasil”

0
Banner GIF
Banner GIF

O Brasil registrou um aumento expressivo no número de pedidos de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em janeiro de 2026. De acordo com dados divulgados nesta terça-feira (3) pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), foram contabilizados 1,7 milhão de novos requerimentos, volume mais de quatro vezes superior ao registrado no mesmo período de 2025, quando houve 369,2 mil solicitações.

O crescimento é atribuído às mudanças promovidas pelo programa “CNH do Brasil”, lançado em dezembro do ano passado com o objetivo de ampliar o acesso ao documento e reduzir a informalidade no trânsito. Desde a criação do programa, já foram registrados cerca de 3 milhões de pedidos, resultando na emissão de 298,5 mil CNHs.

Entre as principais medidas adotadas estão a redução de custos e a flexibilização da carga horária exigida para aulas teóricas e práticas nas autoescolas, o que tem facilitado o ingresso de novos condutores no sistema oficial.

A Senatran estima que aproximadamente 20 milhões de brasileiros conduzem veículos sem habilitação e avalia que as novas regras podem acelerar a regularização desse público, contribuindo para mais segurança e controle no trânsito.

 

QUER COMENTAR?

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui