O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Bom Jesus da Lapa, por meio do diretor Miguel Leles e da equipe técnica da autarquia, participou na manhã desta quinta-feira (12) da vistoria realizada pelo representante do consórcio responsável pela construção da segunda etapa do projeto Adutora da Fé. A visita contou também com o acompanhamento da equipe técnica da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), responsável pela execução da primeira etapa da obra.
Durante a inspeção nos principais pontos do projeto, incluindo a captação de água no Rio São Francisco e a Estação de Tratamento de Água (ETA), no bairro Parque Verde, foram sinalizadas ações necessárias para ajustes e adequações da primeira etapa, garantindo o alinhamento técnico com a nova fase. Um relatório detalhado será elaborado para que todas as correções e melhorias sejam implementadas.
A Axia Energia (antiga Eletrobras), responsável pelas obras, já emitiu a primeira ordem de serviço para o início da segunda etapa da Adutora da Fé, um dos maiores investimentos em infraestrutura hídrica da Bahia. As obras devem iniciar no próximo mês. Neste momento, está sendo realizado o levantamento e a análise detalhada dos locais que receberão as tubulações, além da avaliação de pontos estratégicos e da estrutura já existente, assegurando a integração eficiente com o sistema atual.
O projeto visa levar água potável a localidades de Bom Jesus da Lapa às margens da BR-430, além dos municípios de Riacho de Santana e Igaporã. A segunda etapa prevê a implantação de cerca de 95 km de adutora principal, 250 km de subadutoras, 36 reservatórios e obras complementares, beneficiando aproximadamente 140 mil pessoas e gerando cerca de 3,2 mil empregos diretos e indiretos.
Segundo o diretor do SAAE, Miguel Leles, a autarquia acompanhará de perto o andamento do projeto. Ele destacou que a segunda etapa da Adutora da Fé, além de beneficiar as cidades de Riacho de Santana e Igaporã, também atenderá localidades rurais de Bom Jesus da Lapa, como Chapada Grande, Mossorongo, Favelândia, Lapinha e Passagem da Rede. “O SAAE estará presente para prestar informações precisas e acompanhar o andamento do projeto passo a passo, já que várias ações precisam ser complementadas na captação de Bom Jesus da Lapa”, afirmou.
Com investimento previsto de cerca de R$ 230 milhões, a Adutora da Fé reafirma seu papel como um dos principais projetos de desenvolvimento regional e fortalecimento da segurança hídrica na Bahia.




























