Uma pesquisa desenvolvida por estudantes do Colégio Estadual São Vicente de Paulo (CESVP), em Bom Jesus da Lapa, ultrapassou os limites da sala de aula e alcançou um dos mais importantes eventos acadêmicos da área de Geografia no país.
📲 Clique aqui e entre no grupo do WhatSapp do Notícias da Lapa.
A estudante egressa Michele Primo da Costa e o professor Dr. Mateus Costa Santos participam do XXVII Encontro Nacional de Geografia Agrária (ENGA), apresentando o trabalho “Modo de Vida Ribeirinho e Produção de Alimentos: Vivências dos Estudantes da Ilha da Canabrava em Bom Jesus da Lapa – BA”.
O estudo foi desenvolvido em 2025 pelas estudantes Michele Primo da Costa, Evile Ili Medeiros de Souza e Juliana da Silva Costa, com base em suas próprias experiências como moradoras da Ilha da Canabrava. Diariamente, elas realizavam o deslocamento entre a comunidade ribeirinha e a sede de Bom Jesus da Lapa para frequentar o ensino médio.
A pesquisa buscou compreender o modo de vida dos estudantes da ilha e os desafios enfrentados no acesso à educação. Atualmente, a comunidade reúne 141 famílias, e dezenas de jovens dependem do transporte fluvial e terrestre para chegar à escola.
Por meio de entrevistas, visitas de campo e registros fotográficos, o trabalho também destacou a participação dos estudantes nas atividades produtivas das famílias, especialmente no cultivo de hortaliças orgânicas comercializadas na feira municipal. Os resultados evidenciam não apenas as dificuldades enfrentadas pelos jovens ribeirinhos, mas também os conhecimentos e saberes construídos no território onde vivem.
A apresentação do estudo no ENGA representa um importante reconhecimento ao protagonismo estudantil e à produção científica desenvolvida na educação básica, levando a realidade da Ilha da Canabrava para o debate acadêmico nacional.

























