A Polícia Militar da Bahia promoveu, na última terça-feira (3), a primeira mulher ao posto de coronel em 200 anos de história da corporação. A então tenente-coronel Ivana Teixeira, do Departamento de Saúde, foi elevada à patente máxima durante cerimônia em que o governador Jerônimo Rodrigues assinou a promoção de 130 oficiais da PMBA, entre eles sete novos coronéis.
Ivana Teixeira é a primeira mulher a alcançar o posto de coronel em dois séculos de existência da Polícia Militar da Bahia. A promoção faz parte do processo regular de ascensão funcional dos oficiais da corporação.
Durante a cerimônia, a agora coronel comentou que a promoção representa o reconhecimento de sua trajetória profissional. “É um sentimento de felicidade por ter a carreira coroada pela promoção, mas também é a responsabilidade de representar todas as mulheres da Polícia Militar. Que esse caminho que agora se abre seja apenas um início”, declarou.
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) afirmou que as promoções reconhecem o trabalho dos oficiais. “Aos que assumem a nova missão e recebem a nova patente, desejo sucesso e responsabilidade no compromisso com a Polícia Militar”, disse.
Segundo o comandante-geral da PM, coronel Antônio Magalhães, as promoções fazem parte das ações do Governo do Estado voltadas à valorização da tropa e ao fortalecimento da segurança pública. “Estamos promovendo coronéis, majores e capitães como forma de demonstrar compromisso permanente com a Polícia Militar”, disse.



























