Com 334 anos de tradição, Romaria do Bom Jesus da Lapa é reconhecida como Patrimônio Cultural Nacional

0
Banner

A tradicional Romaria do Senhor Bom Jesus da Lapa, que reúne milhares de fiéis todos os anos no município baiano entre os dias 28 de julho e 6 de agosto, está mais próxima de ser reconhecida oficialmente como manifestação da cultura nacional. A proposta (PL 2.374/2022) é do deputado Arthur Maia (União-BA) e segue para a sanção do presidente da República.O projeto de lei que trata do tema foi aprovado em decisão final pela Comissão de Educação do Senado e agora segue para sanção presidencial.

Em 2025, a Romaria chegou à sua 334ª edição, consolidando-se como a mais antiga do Brasil e a terceira maior manifestação de fé católica do país, atrás apenas do Círio de Nazaré, no Pará, e da Romaria de Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo.

Com mais de três séculos de história, a Romaria já é reconhecida, desde 2023, como Patrimônio Cultural Imaterial da Bahia. Agora, com a nova proposta, o evento religioso pode ganhar reconhecimento em âmbito nacional, o que abre espaço para políticas públicas específicas de valorização, apoio e preservação das celebrações.

Além disso, o reconhecimento nacional é um passo importante para que a Romaria possa ser registrada como bem cultural de natureza imaterial junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O projeto contou com relatório favorável da senadora Augusta Brito (PT-CE) e reforça a importância do evento como um dos maiores movimentos de fé popular do Brasil. A expectativa agora é pela sanção presidencial que oficializará esse reconhecimento histórico.

QUER COMENTAR?

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui