Codevasf assina ordem de fornecimento da tubulação para o  sistema de abastecimento que atenderá Bom Jesus da Lapa, Riacho de Santana e Igaporã

0
GrupoSCosta-350x250px

O primeiro passo é a construção da ETA que vai atender os três municípios e resolver o problema da Lapa por definitivo

Assinatura da ordem de fornecimento da tubulação/Harley Xavier Nascimento – Superintendente da 2ª SR Codevasf e Renato Bittencourt – Gerente de Infraestrutura da Codevasf/Foto: divulgação

O Superintendente da 2ª SR Codevasf em Bom Jesus da Lapa, Harley Xavier Nascimento, assinou nesta quinta-feira(6), a ordem de fornecimento da tubulação para a Adutora da Fé. O sistema integrado de abastecimento de água  beneficiará os municípios de Riacho de Santana, Igaporã, além de Bom Jesus da Lapa.

Esse é  o primeiro passo para a construção da tão sonhada Adutora, e representa investimento de R$ 2.030.788, 06. O recurso é do  Governo Federal através de emenda parlamentar.

BahiaFArmShow-350x250px

O projeto da Adutora da Fé  contemplará não só os habitantes da área urbana dos três municípios, como também várias comunidades rurais. E o local projetado para captação da água, por balsa flutuante, será o rio São Francisco, em Bom Jesus da Lapa. A vazão prevista é de 520 litros por segundo. A Adutora de Água Bruta deverá ter extensão de 4,2 mil metros, com 710 mm de diâmetro.

A estimativa é de que a população a ser prontamente beneficiada pela implantação da adutora principal seja de aproximadamente 77,3 mil habitantes. Ao final do plano, no ano de 2040, a previsão é de que a população atendida em Bom Jesus da Lapa seja de 68,8 mil habitantes da sede e 4,5 mil habitantes de comunidades rurais, além de uma população flutuante de 800 mil pessoas em dois meses por ano; em Riacho de Santana, 39,16 habitantes da sede e outros 13 mil de comunidades rurais; e em Igaporã, 10,3 mil habitantes da sede e 4,2 de comunidades rurais.

A Estação de Tratamento de Água, pré-fabricada, deverá ter vazão de 500 litros por segundo; contará com Casa de Química e Unidade de Tratamento de Resíduos. O tratamento convencional passará pelas etapas de água bruta, calha parshall, floculação, decantação, filtração, tanque de contato, reservatório e distribuição.