Prefeitura de Bom Jesus da Lapa vai subsidiar grupos teatrais e criar escola de música, afirma Eures

0
GrupoSCosta-350x250px

eures cultura

Começou na tarde desta quarta-feira(7) o I Fórum Municipal de Cultura de Bom Jesus da Lapa, no Teatro Municipal Professora Ivonildes de Melo,  com o tema: “As Caras da Cultura”, com a proposta de fortalecer a diversidade, o desenvolvimento e a sustentabilidade das manifestações artísticas do município.

De acordo a fala do prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro, o município conseguiu avançar  em alguns pontos , mas que ainda são deficientes, diante das necessidades da cultura local. “No nosso governo conseguimos abrir o primeiro teatro municipal, mas precisamos dos artistas para apresentarem peças aqui. Precisamos colocar os artistas para exibirem as suas peças  para as crianças e para os jovens nesse espaço”, disse.

BahiaFArmShow-350x250px

“Temos que pensar que a proposta não é só construir um elefante branco, mas dar vida a esse elefante. É uma estrutura boa, moderna esse teatro, só que precisa de show, de teatro, de peças. Precisamos de vida nesse teatro, e a vida do teatro são os artistas, que precisam para ensaiar e apresentar”, frisou o gestor.

Eures disse que vai incentivar os grupos de teatro do município a fazerem apresentações no Teatro Municipal Professora Ivonildes de Melo.  “Eu quero propor a vocês um novo ciclo da cultura de Bom Jesus da Lapa subsidiada com recursos públicos. Eu estou disposto a custear peças para ser apresentadas gratuitamente para a população. Quem quiser montar sua peça, e sentar com o município e acertar cada apresentação do grupo, eu estou disposto a ajudar.  O município vai pagar para que essas peças sejam exibidas para a população de Lapa, para os nossos alunos da rede municipal, e da rede estadual”, e continuou: “esse teatro não pode ficar um mês sem uma ou duas peças sendo apresentadas, nem que o município tenha que pagar para que eles apresentem. Com essa proposta vamos buscar dar um sentido novo a esse espaço de cultura, e aos grupos culturais de teatros de Bom Jesus da Lapa”, falou.

Finalizando, Eures afirmou que vai abrir uma escola de música até o final de 2018. “Quero abrir até o final desse ano uma escola de música. A Filarmônica não tem onde ensaiar, precisamos de um lugar apropriado. De um espaço de música, onde nossos alunos possam também aprender a tocar instrumentos”, concluiu.

A abertura do evento contou com a presença de diversas representações da cultura local, secretários da gestão municipal e alguns vereadores.