Energia Solar: Atlas apresenta projeto do novo parque que será implantado em Bom Jesus da Lapa

0
GrupoSCosta-350x250px

Com grande potencial para produção de energia limpa, o estado da Bahia tem apostado cada vez mais na utilização de fontes renováveis que prezam a sustentabilidade ambiental, como solar, eólica e biomassa.

O município de Bom Jesus da Lapa, tem sido uma das referências baianas nesse ramo, passando a ser destaque no cenário nacional e internacional, se tornando uma referência na produção de energia solar, com maior projeto de geração solar em operação no Brasil. O forte calor tem sido o fato principal para que a capacidade de gerar energias renováveis e sustentáveis aconteçam e atraia novos investidores para a instalação de empresa no município.

BahiaFArmShow-350x250px

Na manhã desta terça-feira(3) aconteceu uma evento no Teatro Municipal Professora Ivonildes de Melo, com a presença de diferentes representações da sociedade de Bom Jesus da Lapa e da gestão municipal. Onde foi apresentado o  Projeto da Atlas Energy, empresa com fundo de investimento britânico, que está se estalado no município, para a implantação  de um novo parque solar fotovoltaico.

Segundo os representantes da Atlas, Bom Jesus da Lapa traz uma série de indicadores de viabilidade de energia solar. “Um dos principais atrativos, que é uma questão técnica, que pouca gente conhece, é que, a latitude de Bom Jesus da Lapa associada a irradiação permite que você tenha um melhor aproveitamento das placas fotovoltaica em relação a outras regiões que a gente tem aqui no nordeste e na região do Brasil, que tenha a melhor radiação. Então, aqui é a capital fotovoltaica do Brasil, hoje os grandes empreendimentos estão em Bom Jesus da Lapa e vão permanecer”, frisou.

O prefeito Eures Ribeiro falou que além das condicionantes da empresa com as comunidades Quilombolas, os investimentos precisam também atender as áreas urbanas. “Eu entendo que o empreendimento além da área Quilombola ela pega também a cidade, então aqueles investimentos sociais, além de investir nas áreas de quilombo, tem que investir aqui. E eu desejo muito construir os CRAS, os CRAS nosso não tem sede e atinge diretamente as pessoas mais pobres do município, da periferia. Que é as obrigações ambientais que a empresa tem com o município”, disse.

A empresa Atlas foi lançada na América Latina por uma Companhia de energia solar com fundo britânico Actis, e busca consolidar cerca 40% a 50% dos projetos localizados no Brasil, e tem como meta atingir de 1,3 gigawatt (GW) a 1,5 GW de potência instalada em cinco anos nos países latino americanos.

Na Bahia tem dois projetos sola de responsabilidade da Atlas, complexo de geração solar fotovoltaica: Juazeiro Solar, com 119 MW, e São Pedro 60 MW. O terceiro projeto vai ser construído em Bom Jesus da Lapa, com o nome de São Pedro II e IV, com capacidade de 60.000 MW. O tempo de contrato vai ser de 20 anos, e as obras começa agora em outubro com previsão para terminar em meado de julho de 2018.

De acordo a empresa Atlas em torno de 85% dos contratos serão locais, e o período de maiores contratações serão em meados de janeiro e fevereiro de 2017, que o número de contrato poderá chegar a 500 pessoas, momento de maior pico das obras.

Toda contratação da empresa serão via SINE BAHIA, as pessoas que interesse em trabalhar precisam procurar o SINE e atualizar o cadastro.