Aulas da rede municipal e eventos são suspensos para prevenção contra coronavírus em Bom Jesus da Lapa

0
GrupoSCosta-350x250px

O prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro,  assinou um decreto na tarde de hoje com uma série de medidas  de enfrentamento à covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. As principais medidas são a suspensão de todos os eventos públicos —incluindo manifestações religiosas e eventos esportivos, cuja previsão de aglomeração seja superior a 40   pessoas— além da suspensão das aulas da Rede Municipal e Privada por tempo indeterminado.

O anúncio foi feito por meio de uma entrevista em uma das rádios local.”É um vírus que para combater precisa muito da parceria dos governantes e da população […] porque não é férias, é um período que todos precisam se proteger”.

BahiaFArmShow-350x250px

Eures destacou que essa medida faz parte de uma série de ações que foram discutidas entre o Conselho dos Prefeitos com o  governo do Estado durante  uma reunião realizada nesta terça-feira(17). Onde foram apresentados várias medidas para invitar aglomeração pública. E que inicialmente, Bom Jesus da Lapa e outros municípios que não tiveram casos registrados do Covid-19, não teriam a necessidade de fechar as escolas, mas durante a reunião, em comum acordo, os prefeitos acharam  por bem interromper  atividades escolares para invitar a proliferação do vírus. E que além dessa medida, a prefeitura ade Bom Jesus da Lapa  criou  um Comitê, composto pelas principais secretarias, entidades  e igrejas, para acompanhar “essa crise” causada pelo Coronavírus.

Ribeiro alertou ainda, que o Coronavírus pode chegar no  município no estágio 1, 2 e 3, no entanto pode ficar só no nível 1, igual aconteceu em alguns municípios do interior de  muitos países da Europa, que as pessoas seguiram todas as orientações, “fazendo o dever de casa”. E já na  Itália,  onde as pessoas  não seguiram as regras, achando  que estava de férias após o fechamento das escolas,   a doença se alastrou, matando mais pessoas  que na China.

Eures finalizou a sua fala pedindo a colaboração da população lapense e da Bahia, que precisa fazer  a sua parte. “Eu conclamo a população de Lapa e da Bahia a fazer a sua parte, para que nós possamos vencer essa guerra, a guerra contra o inimigo. Quero pedir também a fé de cada um, com muita oração”.

Além do Decreto que Disciplina Medidas de Prevenção e Controle para Enfrentamento do COVID-19, o  gestor ainda anunciou outras medidas que estão sendo tomadas pelo município como medidas de enfrentamento ao Coronavírus, como:  criação do Comitê Municipal de Enfrentamento à Pandemia do Coronavírus no município, interrupção nos jogos do Campeonato Lapense de futebol e cancelamento do São Pedro.