Bom Jesus da Lapa completa 32 dias sem homicídios; delegado coordenador comenta resultado positivo

0
GrupoSCosta-350x250px
jackson
Major Normanha, comandante da 38ª CIPM e o Coordenador Regional da 24ª COORPIN, Dr. Jackson

A cidade de Bom Jesus da Lapa completa mais de 30 dias sem registro de crimes de homicídio. Um marco importante para instauração do clima de paz na capital baiana da fé e das romarias. Nesse período, houve uma maior sincronia no trabalho entre a 38ª Companhia Independente da Polícia Militar e a 24ª Coordenadoria de Polícia Civil, que realizam várias operações conjuntas com o objetivo de ampliar ao máximo a estatística sem homicídios consumados.

Embora o índice de homicídios seja de zero nesses trinta dias, as polícias continuam endurecendo o combate ao crime e diversos flagrantes são realizados, com a maioria das ocorrências relacionadas ao tráfico de drogas. Foi registrada também uma tentativa de homicídio no ultimo final de semana, quase pondo fim a esta estatística, quando um jovem foi baleado no Bairro Vila Maia, por três tiros, foi socorrido à UPA e conseguiu sobreviver, graças a agilidade no socorro médico.

O Site Notícias da Lapa conversou com o delegado Coordenador de Polícia Civil da 24ª COORPIN, Dr Jackson, que explicou que esse resultado positivo é fruto de um trabalho anterior. “Desde 2017 que a gente vem fazendo um trabalho conjunto em parceria com a Polícia Civil,  Polícia Militar,  desenvolvendo ações integradas. Ao final de 2017 avaliamos que este ano, de 2018, é um ano para se colher os frutos dos trabalhos desenvolvidos a longo prazo, nos anos de 2016 e 2017, e pelo visto nós realmente começamos a colher esses frutos agora”, disse.

BahiaFArmShow-350x250px

O delegado explicou a importância do trabalho conjunto entre as instituições afirmando que “a parte da segurança pública de Bom Jesus da Lapa não se restringe somente a Polícia Civil  e Polícia Militar, como também o Departamento de Polícia Técnica, que tá dando celeridade nas perícias, como o Ministério Público, atuando bastante em parceria conosco, assim como o Poder Judiciário. Que  embora não haja na Comarca um juiz titular,  mas temos um juiz substituto, que vem aqui uma vez por semana mas faz o seu trabalho, toma as decisões, despachos e  decreta as prisões, autoriza os mandados, as medidas cautelares necessárias para investigação, assim como são realizadas as audiências e são mantidas as prisões daqueles presos considerados de maior grau de periculosidade, que agente sabe que tem reincidência na prática delituosa  de crimes de maior potencial ofensivo, como homicídio”.

“Ele [juiz] está ouvindo sempre a Polícia Civil e Militar sobre a periculosidade e se essa pessoa [acusada] em liberdade trará prejuízos para manutenção da ordem pública, para o aumento da criminalidade. O juiz está  bastante sintonizado e comprometido com a Polícia Civil e Miliar, e suas decisões vem colaborando imensamente pela manutenção da ordem pública”, explicou o Dr. Jackson.

Sobre a parceria conjunta das instituições, o delegado falou que “a Civil, a PM, com o Major Normanha, Comandante, a gente vem desenvolvendo ações preventivas integradas, abordagens, com as viaturas da Civil e Militar, o prefeito municipal tendo a parceria também, quer melhorar  a questão da segurança publica. Então tem uma serie de instituições envolvidas em busca disso.”

Finalizando a entrevista, Dr Jackson reforçou que a Coordenadoria está há 32 sem registros de homicídios em Bom Jesus da Lapa. Um feito inédito para uma cidade desse porte na Bahia, cidade de intenso turismo, índice populacional, aonde já chegou a ser registrado o numero de 08 homicídios em apenas um mês. “Agora, enquanto outras cidades estão aumentando seus índices, Bom Jesus da Lapa está reduzindo. Houve uma redução de aproximadamente 15% no mesmo período do quadrimestre do ano passado”, contou.

“Nunca estivemos tão bem estatisticamente como estamos agora. Continuaremos na mesma pegada, Polícia Civil, Polícia Militar, sempre com o Ministério Público e o Poder Judiciário”, concluiu.