Bom Jesus da Lapa ganha destaque na maior feira católica do mundo com a força do turismo religioso baiano

0
Banner
Foto: SETUR

O município de Bom Jesus da Lapa foi um dos grandes destaques da Bahia na 18ª Expocatólica, a maior feira internacional de produtos e eventos do catolicismo, realizada de 3 a 6 de julho, em São Paulo. O evento reuniu mais de 61 mil visitantes e cerca de 200 expositores, entre representantes de santuários, instituições religiosas, agentes de turismo e produtores culturais.

Representando o turismo religioso baiano, a Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA) levou ao evento sete santuários emblemáticos do estado, incluindo o Santuário do Bom Jesus da Lapa, que atrai devotos de todo o país. A cidade é palco da terceira maior romaria do Brasil, a Romaria do Bom Jesus, com 334 anos de tradição, sendo considerada a mais antiga do país.

Todos os anos, durante a romaria, que ocorre no mês de agosto, o município recebe cerca de 2,5 milhões de visitantes, consolidando-se como um dos maiores destinos de fé da América Latina. Conhecida como a “Capital Baiana da Fé”, Bom Jesus da Lapa preserva uma tradição que atravessa gerações e movimenta não apenas a espiritualidade dos romeiros, mas também a economia local.

“Este ano ampliamos o número de devoções representadas no estande, o que mostra o potencial ainda pouco explorado do turismo religioso baiano”, afirmou Ilnah Oliveira, assessora técnica da Setur-BA, durante a palestra “Bahia Religiosa – Fortalecendo as Raízes Espirituais”. Segundo ela, a fé no Bom Jesus da Lapa tem alcançado novos territórios, com relatos de devoção vindos de outros estados e até do exterior.

O presidente da Irmandade do Senhor do Bonfim, Marcelo Sacramento, elogiou a presença baiana no evento: “A participação na Expocatólica foi uma excelente oportunidade para mostrar as ações no turismo religioso. Tanto a Colina Sagrada do Bonfim, quanto o Santuário de Bom Jesus da Lapa, recebem fiéis nos 365 dias do ano, com grande impacto espiritual e cultural”.

Paralelamente, nos dias 3 e 4 de julho, a Setur-BA também participou da 5ª Expo Turismo Goiás, promovendo os atrativos das 13 zonas turísticas do estado. Na ocasião, 100 agentes da operadora Azul Viagens foram capacitados sobre os destinos baianos, incluindo o roteiro de fé em Bom Jesus da Lapa.

A participação em eventos nacionais reforça a importância de Bom Jesus da Lapa no cenário do turismo religioso brasileiro e contribui para a valorização da cultura, da fé e do desenvolvimento regional.

QUER COMENTAR?

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui