
A cidade de Bom Jesus da Lapa foi incluída em mais um projeto de expansão da infraestrutura energética nacional. A informação foi confirmada durante a 41ª Sessão Pública Ordinária de Distribuição de Processos da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), realizada na segunda-feira(20), em Brasília.
Na sessão, foi distribuído o Processo nº 48500.027465/2025-60, que trata da Declaração de Utilidade Pública das áreas destinadas à implantação da nova Linha de Transmissão Bom Jesus da Lapa II – Jaíba, sob responsabilidade da Rialma Transmissora de Energia V S.A.
O novo trecho de transmissão ligará a Subestação Bom Jesus da Lapa II, no território baiano, à Subestação Jaíba, em Minas Gerais. O traçado da linha passará por diversos municípios:
-
Na Bahia: Bom Jesus da Lapa, Riacho de Santana, Palmas de Monte Alto e Iuiú.
-
Em Minas Gerais: Matias Cardoso e Jaíba.
A iniciativado Governo Federal e da ANEEL buscar fortalecer o sistema elétrico nacional, melhorar a confiabilidade do fornecimento de energia e permitir o escoamento da produção das usinas, principalmente as renováveis, cada vez mais presentes na matriz brasileira.