Bom Jesus da Lapa: TRE-BA realiza procedimento de carga e lacre das urnas eletrônicas para o segundo turno das eleições 

0
GrupoSCosta-350x250px
urnas1
Técnicos do TRE trabalhando/Foto: José Hélio/Notícias da Lapa

No próximo domingo (28), brasileiros vão escolher o novo presidente do país no segundo turno das eleições. Por conta disso, os preparativos das 253 urnas eletrônicas que atenderão os municípios de Bom Jesus da Lapa, Serra do Ramalho e Sítio do Mato receberam carga e foram lacradas nesta quinta-feira(25), no polo de urnas de Bom Jesus da Lapa, pelos técnicos do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA).

Nesta etapa que antecede a votação, os técnicos contratados pelo TRE-BA), fizeram a transferência, através dos cartões de memórias, para as urnas eletrônicas (módulos físicos), de todas as informações da votação. Em seguida foi feito um teste, acompanhado pelo Chefe de Cartório de Bom Jesus da Lapa, e monitorado por um técnico da Justiça Eleitoral de Salvador, e em seguida foi feita a devida lacração.

urnas
O Técnico do TRE-BA, Silas Gomes de Santana, acompanhado o processo de lacração das urnas/Foto: José Hélio/Notícias da Lapa

O Técnico do TRE-BA, Silas Gomes de Santana, destacou que processo de lacração das urnas que está acontecendo em toda Bahia e em  todo Brasil, é para garantir a lisura da eleição. Ele destaca que o procedimento é extremamente cuidadoso e rigoroso, e que é feito inclusive  uma auditória na urna para provar a credibilidade e a segurança da máquina.

BahiaFArmShow-350x250px

Silas frisa ainda, que depois do trabalho realizado hoje, no dia da eleição uma urna é sorteada e passa por uma auditoria externa, chamada de votação paralela, que pode ser acompanhado por fiscais de partidos políticos, coligações, representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e por entidades representativas da sociedade.