Brigada do Prevfogo e Bombeiros Civis de Bom Jesus da Lapa fazem plantio de mudas nativas em área degradada pelo fogo próxima ao morro

0
GrupoSCosta-350x250px

 

Foto: José Hélio/Notícias da Lapa

Um grupo formado por representantes da  brigada do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) e da Associação de Bombeiro Profissional Civil de Bom Jesus da Lapa (ABPC) iniciou, neste sábado(24), o plantio de  árvores nativas  em uma área de mata ciliar do rio São Francisco, próxima ao morro, que foi  degradada pela fogo.

grupo reunido
Foto: José Hélio/Notícias da Lapa
BahiaFArmShow-350x250px

A ABPC tem realizado diversas ações no municípios de Bom Jesus da Lapa, tanto de replantio de planta nativas em algumas áreas próximas ao rio, como também, ações de limpeza e de Educação Ambiental, com a realização de mutirões em área  às margens do Rio São Francisco.

mulher
Foto: José Hélio/Notícias da Lapa

“Os Bombeiros Civis são parceiros nossos, inclusive combateram incêndio esse ano, nessa região aqui do morro, onde a gente tá fazendo esse trabalho hoje, e tem o apoio da Secretaria de Meio Ambiente do Município”, disse o chefe da brigada do  Prevfogo, Anderson Leão.

grupo
Foto: José Hélio

“Aqui tem gente do Prevfogo,  Ibama, esquadrão de Serra do ramalho e corpo de Bombeiro Civil de Bom Jesus da Lapa. E tá sendo o primeiro ano que a gente tá fazendo a recuperação dessa área, aqui em Bom Jesus da Lapa, e esperamos que no próximo ano expandir esse projeto”, afirmou.

abrindo buraco
Foto: José Hélio/Notícias da Lapa

Prevenção

fogo queimou
Foto: José Hélio/Notícias da Lapa

“A gente orienta as pessoas para não queimar. Esse incêndio aqui nessa região do morro foi criminoso, pode ter sido pessoas que tiran capim nas margens da BR, onde eles botam fogo para o capim brotar com mais intensidade, e o fogo passou para mata. A gente sempre orienta, que o fogo prejudica a mata, prejudica o solo. E engana quem pensa que com a queimada o solo vai ser mais produtivo. Vai ser mais produtivo no primeiro ano, no segundo mais ou menos, e depois o solo vai perder toda sua capacidade”, aleta Anderson.

area quimada
Foto: José Hélio/Notícias da Lapa

Ele destaca ainda, que entre entre as recomendações para evitar incêndios no período crítico do ano estão: não colocar fogo sob hipótese nenhuma; criar aceiros nos terrenos, com limpeza da vegetação num espaço de 1,5 metro ao redor para evitar que incêndios vizinhos consigam se propagar; recolher as folhas secas em sacos de lixo; e não jogar bitucas de cigarro em locais onde há vegetação que possa servir de combustível.

Veja mais fotos da ação.