Câmara aprova projeto que institui o Dia Municipal do  Produtor e da Festa da Banana em Bom Jesus da Lapa

0
GrupoSCosta-350x250px
Foto: Reprodução

O Projeto de Lei nº 1.401/2019, que dispõe sobre a instituição do Dia Municipal Municipal do Produtor e da Festa da Banana em Bom Jesus da Lapa, foi aprovado pela Câmara Municipal de Bom Jesus da Lapa.

De autoria do vereador Romeu Thessing(PCdoB), a proposta visa que a data seja comemorada anualmente, sempre no último domingo do mês de maio, e sempre  será realizadas na Vila do Distrito do Projeto Formoso ‘A’ interior de Bom Jesus da Lapa.  “O Perímetro Irrigado Formoso foi implantado pelo Governo Federal, por meio da CODEVASF, entre os anos 1980 e 1990, às margens do Rio Corrente, no município de Bom Jesus da Lapa, na Bahia, em uma área bruta total de 19.500 hectares, sendo 12.100 hectares de área irrigável, voltado para o desenvolvimento agropecuário da região ”, disse o vereador. O projeto foi aprovado em votação que ocorreu na última terça-feira (15).

“O projeto público de irrigação Formoso, gerido pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e localizado em Bom Jesus da Lapa, no Médio São Francisco baiano, teve incremento de 58% no valor bruto da produção em 2016. Comparado ao ano anterior, o dado saltou de cerca de R$ 179 milhões para aproximadamente R$ 285 milhões”, destacou.

BahiaFArmShow-350x250px

E o vereador frisou ainda, que os produtores merecem receber destaque, considerando a importância da produção do Perímetro, gerando renda para o município e toda região. E cobrou mais apoio e investimentos dos governo federal e estadual.

Localiza-se à margem esquerda do Rio São Francisco e à margem direita do Rio Corrente com diversos acessos ao longo da BR-349 que liga os municípios de Bom Jesus da Lapa a Santa Maria da Vitória o Projeto Formoso A e Formoso H, constando de duas estações de bombeamento principal, 29 estações de bombeamento secundários, 82,72 quilômetros de canais de concreto a céu aberto, 288,82 quilômetros de estradas e 119,89 quilômetros de drenos. Situado no Distrito municipal de Formoso, reúne cerca 1.165 lotes irrigados, sendo 143 lotes empresariais e o restante de agricultores familiares, numa área aproximada de 9.000 hectares.