Câmara de Bom Jesus da Lapa aprova Projeto de Leis que instituem Outubro Rosa no calendário oficial do município

0
GrupoSCosta-350x250px

Durante a sessão ordinária desta terça-feira(22), os vereadores aprovaram por unanimidade, em primeira votação, o Projeto de Lei 1.406/2019, que institui no calendário oficial de eventos do município de Bom Jesus da Lapa a Campanha  de prevenção do câncer de mama, colo uterino e de promoção da saúde da mulher “Outubro Rosa”.

Justificando a proposta, o vereador afirmou que o “Outubro Rosa” é um movimento de conscientização, realizado por diversos segmentos públicos e privados, no mês em referência, dirigido às mulheres e à sociedade em geral sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Ele frisou que o  movimento começou a surgir em 1990, na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York. E Hoje, o evento “Outubro Rosa” é realizado em vários lugares pelo mundo, passando a ser o epicentro de muitas ações.

BahiaFArmShow-350x250px

“O movimento Outubro Rosa, popularmente assim conhecido, nasceu com o objetivo de chamar a atenção para a importância da realização de exames visando o diagnóstico precoce do câncer de mama, e, mais recentemente, o do colo uterino. De acordo estatísticas divulgadas, sabemos do número elevado de pacientes vítimas de câncer de mama e do colo uterino”,  pontou Romilson.

“Sobre a campanha Outubro Rosa” suas principais características são palestras, debates, passeatas e outras ações de orientação, além do uso de um laço rosa”, destacou.

Segundo o vereador, os poucos, a adesão vai se ampliando, notadamente, com uma maior conscientização de todos com relação ao grande objetivo da campanha que é chamar a atenção da população sobre a necessidade e importância da detecção precoce do câncer de
mama e do colo uterino.

O parlamentar finaliza destacando que o  evento consiste em alertar e orientar sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama e do câncer do colo uterino;  prestar informações sobre a relevância de se fazer os exames como a mamografia e a ultrassonografia; proporcionar melhoria da qualidade de vida da população feminina; reduzir o tempo entre o diagnóstico e o início do tratamento; contribuir para erradicação do câncer como uma doença que ameaça a vida; entre outras ações.