Câmara de Bom Jesus da Lapa aprova requerimento que  solicita do município a intensificação de  ações  de combate à Leishmaniose

0
GrupoSCosta-350x250px

1b090eba-4c44-4c7f-a2de-0bd74160bceaA Câmara de Bom Jesus da Lapa aprovou na manhã desta terça-feira(28) um requerimento de autoria do vereador Neto Magalhães(DEM), que solicita  da prefeitura a realização de  campanhas que busque  combate  a  leishmaniose, através da Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com a Secretaria Municipal de Educação, que seja capaz   mobilizar toda   população.

Justificando o pedido, o parlamentar  destacou que inúmeros casos de leishmaniose já foram registrado esse ano na cidade de Bom Jesus da Lapa, levando a morte de várias pessoas. “Por isso  é preciso tomar uma providência, e fazer uma campanha junto a SUCAN, a Secretaria de Educação e a  Secretaria de Saúde que é a principal. E interagir com a sociedade, para tentarmos erradicar essa doença. Precisamos que a prefeitura faça alguma ação de combate a essa doença, que está causando muitos prejuízos a vida das pessoas”, frisou.

Neto lembrou ainda,  que compete a a prefeitura, por meio da Vigilância Sanitária fazer ações de  prevenção e controle da leishmaniose. Doença infecciosa que é transmitida aos cães e ao homem pela picada mosquito-palha. Que  pode ser fatal para cães, crianças e idosos. “Por isso é de suma importância que o assunto seja resolvido, e sejam estudadas ações concretas de controle “, finalizou.

BahiaFArmShow-350x250px

A Doença

 A Leishmaniose visceral ou Calazar é uma doença causada pelo protozoário da família Trypanosomatidae e pertencente ao gênero Leishmania. A transmissão da doença é através da picada de insetos hematófagos, aqueles se alimentam de sangue, do gênero Lutzomya e Phlebotomus. Este tipo de Leishmaniose é considerada a mais grave e se não for tratada, chega a ser fatal em mais de 90% dos casos.

Contágio e Sintomas

O parasita migra para os órgãos viscerais do hospedeiro atingindo o fígado, baço e medula óssea, causando sintomas graves, que podem levar à morte. O indivíduo pode apresentar febre, perda de peso, fraqueza, aumento do baço e do fígado, nódulos linfáticos inchados, anemia, problemas renais, alterações pulmonares, tosse seca, descamação da pele e queda dos cabelos. O período de incubação da doença é muito variável: entre dez dias a 24 meses.

Diagnóstico e Tratamento

O diagnóstico é realizado combinando os signos clínicos com os testes serológicos e parasitológicos.

O calazar é uma doença tratável e curável. Todos os pacientes diagnosticados precisam de tratamento rápido e completo, e aqueles que são curados quase sempre desenvolvem imunidade vitalícia.

Prevenção

 Proteção individual, com utilização de repelentes, utilização de mosquiteiros, telagem das janelas, uso de inseticidas; construção de casas a uma distância de 500 metros da mata, eliminação dos reservatórios, tratamento

Siga nossa página no Facebook e mantenha-se atualizado diariamente, clique e participe.Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do Site Notícias da Lapa  no (77) 99834-7559.