Cheia do Rio São Francisco: nível da água continua baixando em Bom Jesus da Lapa e chega aos 5,94 metros

0
LojaoCosta-350x250px

Na medição  no final da tarde desta  segunda-feira (17) na régua instaladas  nas mediações da Ponte Gercino Coelho,  em Bom Jesus da Lapa,  o nível do rio São Francisco marcou 5,94 acima do nível normal.

O  nível do  Velho Chico começou a subir na região  no final de janeiro, devido às  chuvas que caíram na  região do Norte de Minas Gerais, chegando a mais de 7 metros na cidade de Bom Jesus da Lapa – estabilizando em 7,33 metros. E a partir  dia 6 de fevereiro o rio começou a baixar, perdendo 1,25 metros nos últimos cinco dias. Já  no dia 13 de fevereiro o rio começou a subir novamente, marcando 6,04 metros acima do normal. E na última sexta-feira(15), chegou aos 6,20 metros acima do normal.

LojaoCosta-350x250px

De acordo Dona Maria Alice, responsável pela monitoramento do nível rio, e mandar as medições  para a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (CHESF), em Sobradinho, tinha  muito anos que o Velho Chico não segurava um nível tão alto de água durante vários dias, como as cotas registradas nesse mês de fevereiro.