Coelba retira 36 toneladas de cabos irregulares em Bom Jesus da Lapa e outras 17 cidades baianas durante Operação Gatonet

0
Banner

A Neoenergia Coelba concluiu mais uma fase da Operação Gatonet, removendo cerca de 36 toneladas de cabos de telecomunicações instalados de forma irregular em 18 municípios da Bahia entre os meses de março e abril de 2025. A ação tem como foco a organização da rede elétrica, a redução da poluição visual urbana e o aumento da segurança para a população.

Entre os destaques da operação está o município de Bom Jesus da Lapa, que teve 2,1 toneladas de cabos irregulares retirados da rede de postes. A cidade se junta a outras importantes regiões baianas como Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista e Alagoinhas, que também registraram altos volumes de material removido.

Além dos cabos, a Coelba também recolheu centenas de equipamentos ilegais, como caixas e conectores utilizados por empresas de internet e telefonia sem autorização legal. A ocupação indevida dos postes por essas empresas representa risco de acidentes, falhas no fornecimento de energia e desorganização da infraestrutura urbana.

De acordo com a gerente de Relacionamento da Neoenergia Coelba, Adriana Teodorio, a ação tem como objetivo incentivar a regularização das empresas prestadoras de serviços de telecomunicação e garantir mais segurança à população. “Nessa fase mais recente da Operação Gatonet, executamos ações em 1.380 postes nas cidades envolvidas. Esse trabalho é essencial para que a ocupação da infraestrutura da rede seja feita de maneira técnica, segura e regularizada”, afirmou.

A operação já contribuiu, somente em 2025, para que cerca de 200 empresas regularizassem suas atividades junto à distribuidora. As ações de ordenamento continuam sendo realizadas diariamente em todo o estado, com foco nas áreas de maior incidência de irregularidades.

QUER COMENTAR?

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui