Colóquio sobre saúde mental e suicídio fortalece ações do Setembro Amarelo em Bom Jesus da Lapa

0
GrupoSCosta-350x250px

 

A Prefeitura de Bom Jesus da Lapa, através da Secretaria Municipal de Saúde de do CAPS,  promoveu nesta quinta-feira (19), um Colóquio em Defesa da Vida, direcionados para os servidores do municípios, com debates atuais sobre saúde mental e prevenção ao suicídio. O evento, que fortalece a Campanha Setembro Amarelo,  aconteceu no Teatro Municipal Professora Ivonildes de Melo e teve a receptividade do público que participou dos debates.

BahiaFArmShow-350x250px

Durante o Colóquio foram apresentados os dados estatísticos que mostram que no mundo mais de 800 mil pessoas tiram a própria vida por ano. É a segunda maior causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos. No Brasil 11 mil tiram a própria vida por ano e é a quarta maior causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos. O envenenamento ou intoxicação são os principais meios utilizados na tentativa de suicídio. Com as palestras: A escuta qualificada no acolhimento por profissionais da saúde: desafios e possibilidades – Dr. Uélcio Moreira Cangussu Filho, médico e pós-graduado em Psiquiatria (Estácio de Sá-RJ); O fortalecimento dos vínculos familiares: desafios e realidade – Fernando Saores de Amorim, enfermeiro pela Universidade do Estado da Bahia, Campus XII Guanambi, e pós-graduado em Saúde Mental e Gerongologia (ProMinas-MG).

A ação que faz parte da Agenda afirmativa do Setembro amarelo,   teve o objetivo de discutir novas abordagens em saúde mental, articulando ações estratégicas em saúde para prevenção ao suicídio, contou com a presença do Secretário Municipal de Saúde, Marcélio Magno, e foi coordenador pelo  gerente do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS III) de Bom Jesus da Lapa, João Paulo Oliveira.

Durante todo o mês de setembro, o CAPS Lapa e a Secretaria de Saúde tem realizado intervenções nas ruas, para conscientização da população perante ao tema.