Com homenagens, restos mortais do Monsenhor Turíbio Vila Nova são sepultados no Santuário do Bom Jesus da Lapa

0
GrupoSCosta-350x250px
Fotos: Uelder Negrão / Acervo Santuário da Lapa
Fotos: Uelder Negrão / Acervo Santuário da Lapa

Um funeral, com celebração e homenagens, foi realizado na noite desta quarta-feira(30),  marcou a despedida do Monsenhor Turíbio Villanova, 50 anos depois de sua morte. Os restos mortais de um dos principais representantes da história lapense foram trazidos do Rio de Janeiro e receberam sepultura na Gruta de Nossa Senhora da Soledade, no Santuário do Bom Jesus da Lapa, atendendo a um desejo antigo do religioso. Tendo trabalhado à frente da administração do Santuário por 23 anos, até 1956. Uma das obras construídas por ele, foi a Torre do Santuário.

Fotos: Uelder Negrão / Acervo Santuário da Lapa

Em sua fala, o celebrante da noite, Dom João Santa Cardoso, bispo da Diocese de Bom Jesus da Lapa, agradeceu o prefeito lapense, Eures Ribeiro, por todo esforço realizado, para que o Santuário tivesse na Gruta da Soledade a guarda dos restos mortais do Monsenhor, contribuindo com a recuperação de sua memória. “O túmulo que será abençoado, não apenas, acolherá os restos mortais do Monsenhor Turíbio, como também, constitui um verdadeiro memorial do reconhecimento de sua ação sacerdotal, de sua ação religiosa e espiritual nesse Santuário. E também,  a sua passagem por essa cidade de Bom Jesus da Lapa”, destacou.

Restos  Monsenhor Turíbio Vila Nova entrando no Santuário, carregado pela Guarda Civil Municipal(GCM) e acompanhado pela 20ª GBM de Bom Jesus da Lapa/Fotos: Uelder Negrão/ Acervo Santuário da Lapa.

Dom João lembrou ainda, que em seu testamento, o Monsenhor Turíbio expressou o desejo de morrer em Bom Jesus da Lapa, e ser sepultado na  Gruta de Nossa Senhora da Soledade, “e somente hoje esse desejo está sendo realizado”, afirmou.

Fotos: Uelder Negrão / Acervo Santuário da Lapa
BahiaFArmShow-350x250px

Já o prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro, durante sua fala, afirmou que é uma grande alegria para a cidade receber os restos mortais do Monsenhor Turíbio Vilanova, que deu uma contribuição histórica e importante para o município e para o Santuário do Bom Jesus da Lapa. “Quando fala do Santuário, e da história do Santuário, é a história da cidade. Não tem como se falar da história da Lapa se não falar da história do Santuário. Lapa nasceu às margens desse santuário e da fé cristã, na fé e na devoção do senhor Bom Jesus da Lapa.

Restos mortais do Monsenhor Turíbio Vilanova sendo colocando em um local especial na Gruta da Soledade/Fotos: Uelder Negrão / Acervo Santuário da Lapa

Ribeiro afirmou, que quem administrar a cidade de Bom Jesus da Lapa precisa ter esse entendimento, e ter uma relação muito amistosa e de parceria com a igreja e com a Diocese. E frisou, que durante a sua gestão, ele procurou cumpriu isso, e essa parceria rendeu muitos frutos. “Assim como o Monsenhor Turíbio Nova deixou uma marca importante na história de Bom Jesus da Lapa e desse Santuário, essa parceria também com a Comunidade Redentorista e com a Diocese pôde avançar muito, principalmente na abertura de novos espaços para os nossos turistas”, e direcionando a sua fala para o novo prefeito eleito, disse: “e essa parceria também, prefeito Fábio [Nunes], precisa continuar na sua gestão, principalmente no projeto mais ousado que esse Santuário lança mão, que é o projeto Caminhos da Fé”.

Foto: Divulgação prefeitura
Caminhão do Corpo de Bombeiros Militar de Bom Jesus da Lapa carregando os restos mortais de Monsenhor Turíbio Vila Nova pelas ruas da cidade/Fotos: Uelder Negrão / Acervo Santuário da Lapa

As homenagens ao Mons. Turíbio Villanova começou pela manhã com  uma alvorada com carro de som pelas ruas de Bom Jesus da Lapa, ao som do Hino de Nossa Senhora da Soledade, de sua autoria, com uma mensagem gravada pela professora Solange Bernadete. E a tarde aconteceu uma carreata, saindo do Posto Gruta da Lapa na BR 430, com o Carro de Bombeiros trazendo os restos mortais do padre, passando pelas ruas da cidade com destino até a Esplanada.

Inauguração da Praça em homenagem ao Monsenhor Turíbio Vila Nova/Fotos: Uelder Negrão / Acervo Santuário da Lapa

Depois da celebração e o  sepultamento, foi inaugurado  uma praça com o nome do Monsenhor Turíbio Vila Nova, onde o padre foi  eternizado por meio de esculturas em um dos locais  emblemáticos de Bom Jesus da Lapa, no principal ponto turístico da cidade  e feito o lançamento  dos exemplares do livro do Monsenhor.

Fotos: Uelder Negrão / Acervo Santuário da Lapa

Curta a página do  Site Notícias da Lapa e mantenha-se atualizado diariamenteclique e participe.