Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Velho Chico inaugura nova sede em Bom Jesus da Lapa

0
GrupoSCosta-350x250px

inauguraçaõ capa

Após oito meses de criação,  o Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Velho Chico – (CDC DO VELHO CHICO), inaugurou na noite desta sexta-feira (23) sua nova sede, localizada em Bom Jesus da Lapa.

paratinga.jpg1111
Secretária executiva do Consorcio, Cristina Castro/Foto: José Hélio/Notícias da Lapa

Antes da fala dos perfeitos, a secretária executiva do Consorcio, Cristina Castro, apresentou o panorama dos consórcios na Bahia, no Brasil e do  CDC Velho Chico. Ela frisou, que mesmo que pareça ser algo novo, a criação de Consórcios está prevista na legislação, e surgiu logo após a criação da Constituição, que foi a celebração do Novo Pacto Federativo, quando os municípios foram dotados de autonomia, enquanto entes federativos, e houve a ampliação da transferência dos recursos através do FPM.

velho chico
Prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro/Foto: José Hélio/Notícias da Lapa
BahiaFArmShow-350x250px

O prefeito de Bom Jesus da Lapa, e presidente da União dos Municípios da Bahia(UPB), Eures, destacou a importância da nova sede própria do Consorcio  Velho Chico, que foi entregue pelo presidente da entidade, Ítalo Rodrigo. Ele frisou que o novo espaço vai ser um ponto de encontro dos gestores do Território, para buscar alternativas e soluções para região, de forma unida.

Eures destacou, que no início do ano de 2019 os prefeitos terão que parar muita coisa, que é o primeiro ano do governo federal e estadual, e que Rui Costa já disse que não vai ser liberado nada para as prefeituras. “Então nós vamos ter que apertar o governador para liberar para os consórcios, vamos ter que estar unidos por meio dos consórcios. Porque o que eu falei em Vitória da Conquista, eu falo aqui, o ano que vem vai ser o ano dos consórcios. Temos que conseguir o nosso maquinário com o governador, já que o nosso consórcio ainda é novo e não tem ainda estrutura,  para que possamos fazer mais aqui na nossa região”, disse.

Eures lembrou ainda, que no ano que vem, algumas pautas nacionais requerem uma atenção especial dos prefeitos, que precisam continuar  unidos para conseguir superar as dificuldades.

macaubas
Litercílio Nunes, prefeito de Brotas de Macaúbas/Foto: José Hélio/ Notícias da Lapa

O prefeito de Brotas de Macaúbas, Litercílio Nunes, afirmou que a inauguração da nova sede do consórcio era um momento importante, e que ele fez questão de estar, considerando a importância da união dos prefeitos do território. “Acho que o momento requer da gente estar mais juntos”, frisou.

sefaz
Ivani Pereira da SETAF/Foto: José Hélio/Notícias da Lapa

Representando o governo do estado, Ivani Pereira da SETAF,  destacou, que a criação do Consorcio Velho Chico era conversa de anos, e que era um sonho, dentro da discussão territorial. “A gente ouvia sempre falar, que os territórios que estão organizados por meio do consorcio estavam avançando, e o Consorcio Velho Chico a nível de discussão servia de modelo, mas na questão do consorcio a gente deixava muito a desejar. E frisou que os secretários de agricultura foram fundamentais para que a proposta se tornasse realidade, fazendo com que os prefeitos se unissem em função da proposta.

11111111111
O vice-prefeito de Ibotirama, Antenor Pinto/Foto: José Hélio/Notícias da Lapa

O vice-prefeito de Ibotirama, que representou Terence Lessa, Antenor Pinto, disse que está convencido que CDC Velho Chico vai facilitar muito a vida dos municípios.

paratinga
Helio Silva, secretário de administração de Paratinga /Foto: José Hélio/Notícias da Lapa

“Nós não temos nenhuma dúvida da importância da criação do Consorcio Velho Chico, que a partir de agora estaremos de forma mais organizada, enfrentando os desafios. O consorcio e á a solução para grande parte dos problemas dos municípios, na região, na Bahia e no Brasil todo”, disse  Helio Silva, secretário de administração de Paratinga que representou o prefeito.

italo
Prefeito de Serra do Ramalho, Ítalo Rodrigo/Foto: José Hélio/Notícias da Lapa

Agradecendo o apoio, o prefeito de Serra do Ramalho, presidente do CDC Velho Chico, Ítalo Rodrigo,  destacou a importância da união dos prefeitos do território, que segundo ele precisa se fortalecer. E que a criação do consorcio foi um grande passo, onde as representações deixaram de lado suas diferenças, pensando no bem de todos. “Aqui na nossa região a gente via tudo indo para Barreiras, Luis Eduardo Magalhães, Caetité ou Guanambi, e o que parecia é que só olhavamos para o nosso umbigo. E hoje, graças a Deus, nós tivemos essa união, vendo os avanços que podemos ter aqui com o Consorcio do Velho Chico”, falou.

Italo lembrou, que é preciso que todos os prefeitos se unam também, para cobrar investimentos, tanto do governador Rui Costa, como  dos parlamentares votados na região.

Criado no início de 2018,  após um longo processo de articulação para o desenvolvimento da política territorial em 16 municípios, Barra, Bom Jesus da Lapa, Brotas de Macaúbas, Carinhanha, Feira da Mata, Ibotirama, Igaporã, Matina, Malhada, Morpará, Muquém do São Francisco, Oliveira dos Brejinhos, Paratinga, Riacho de Santana, Serra do Ramalho e Sítio do Mato, a inauguração  contou   com a presença dos municípios consorciados de Bom Jesus da Lapa, Brotas de Macaúbas, Ibotirama,  Paratinga, Serra do Ramalho, e o município de Morpará não compareceu. De acordo Ítalo Rodrigo, outros municípios do território  já estão dialogando, para também fazer parte do consórcio.

muni
Municípios consorciados até o momento

O Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Velho Chico – (CDC DO VELHO CHICO) terá um papel importante diante das demandas apresentadas pelos municípios no território, pois, trata-se de uma associação de direito público que tem como objetivo a realização de serviços públicos nas áreas de abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem e manejo de águas pluviais, gestão de resíduos sólidos, gestão ambiental compartilhada, habitação de interesse social, manutenção de estradas vicinais, implantação de abatedouros e frigoríficos regionais, capacitação de gestores municipais, educação profissional, saúde, projetos de apoio à agricultura familiar, a segurança alimentar e nutricional, entre outras, constituído por 16 municípios com identidade sociocultural e proximidade geográfica.

Veja mais fotos da inauguração