Coronavírus: vereadores  discutem possível suspensão das atividades e cobram esclarecimentos sobre medidas que estão sendo tomadas em Bom Jesus da Lapa

0
GrupoSCosta-350x250px
Câmara de Vereadores de Bom Jesus da Lapa decidiu restringir a participação do público na sessão realizada na manhã desta terça-feira(17), por medida de segurança.

Em meio ao temor de uma maior propagação do novo coronavírus (Covid-19) no Brasil, os vereadores de Bom Jesus da Lapa começaram a discutir na manhã desta terça-feira(17),   a possibilidade de suspender as sessões e outras atividades na Casa, além de propor medidas, cobrando a presença do Secretário Municipal Saúde na tribuna do Legislativo para falar das ações que estão sendo feitas no município para o enfrentamento da pandemia, como definições de ações pela gestão municipal, que busquem orientar e proteger a população.

Novas  definições  devem ocorrer na próxima semana. Onde será decido as sessões serão suspensas e quais as medidas serão adotadas pelos vereadores envolvendo o debate sobre o Covid-19.

“Seria bom se a gente colocasse pelo menos uma barreira sanitária na entrada da cidade, onde esses ônibus vão adentrar, assim como nós tomamos essa iniciativa em 1998, quando teve aquele caso com a cólera aqui em nossa cidade. […], mas, a minha fala é a seguinte, eu quero usar as minhas prerrogativas legais, para a gente ver, e marcar com o próprio secretário de saúde, para ele vir aqui e usar esses microfones dessa Casa, para mostrar para a população, dados reais do que está acontecendo”, disse o Vereador Irmão Romilson.

BahiaFArmShow-350x250px

Ele disse ainda, que existe muito alarde, e já que 2020 é um ano político, muita gente fica colocando medo na população, agindo de “má fé. Então, é bom a gente escutar o secretário de saúde, para gente ter certeza do que está acontecendo no município. E baseado nisso, a gente sugerir algumas medidas a serem tomadas no município, afim de trabalhar na prevenção da doença. Porque a gente sabe que é um desastre o que está acontecendo, e o leito de UTI mais próximo que a gente tem aqui está a 240 km de distância, onde só tem 10 leitos, na cidade de Brumado, e lá, se o pior acontecer- que Deus não vai deixar- não vai dar nem para atender o povo de lá”, finalizou Irmão Romilson, solicitando a presença do secretário na Câmara de Vereadores por meio de um requerimento verbal.

O vereador Leonel Cardoso frisou, que o município precisa tomar todas as precauções, porque Bom Jesus da Lapa não é um lugar isolado, e o coronavírus já é uma realidade mundial, e o município não pode esperar acontecer o pior para tomar as medidas de prevenção. “Nós temos que tomar precaução sim! Eu estou de acordo, e desde a sessão passada que eu venho falado sobre isso, porque nós não somos donos da verdade”.

O parlamentar frisou, que a Casa precisa seguir todas as orientações, inclusive suspendendo as sessões,  e se surgir alguma necessidade, a Mesa Diretora convoca os parlamentares. “A gente precisa orientar e buscar formas de orientar a população, porque é para preocupar sim. Essa é a minha posição, a gente tem que tomar as providências antes, não depois, porque pode ser tarde”.

“Eu só queria que a gente repensasse algumas falas. A gente vem acompanhando, toda sociedade Brasileira, e o povo do mundo vem acompanhando com o Covid-19. E a gente também, como autoridades legitimadas pelo povo, não precisa aterrorizar essa situação. Mas, bem como o gestor disse – é uma questão de cautela. A gente precisa ter cautela, a gente precisa ter cuidado, a gente precisa realmente repensar algumas situações”, disse a vereadora Andreia do João Paulo II.

“Graças a Deus ainda não chegou em nossa cidade, mas a nossa cidade é um lugar de idas e vindas, em todos os sentidos. Como mesmo, as pessoas que fazem tratamento fora dos seus domicílios e a gente não sabe o que pode acontecer”, afirmou Andreia, destacando, que acreditava que não seria necessário o secretário de saúde ir até até Câmara, mas sim os vereadores fortalecerem as ações de acompanhamento, e orientação com a população, já que qualquer pessoa está sujeita a uma “contaminação”, para não criar uma” guerra local”, deixando todos em “pânico”.

“De uma certa forma a gente não quer criar transtorno e nem alarmar, mas essa é a realidade que a situação se encontra no mundo inteiro. E tomar as medidas necessárias é sempre bom. Daí vem a preocupação, que no Brasil em geral a gente tem uma saúde de péssima qualidade”, disse o vereador Jair Gomes.

Ele lembrou, que na China foi construído um hospital em poucos dias, e se no Brasil pegar uma dimensão parecida que foi no país asiático, será impossível fazer uma obra dessa. “Aí vem a preocupação – nós precisamos sim que o secretario de saúde se posicione com a gente para sabermos quais as medidas estão sendo tomadas. Porque, eu aqui, de imediato, não sei o que está acontecendo e o que não está acontecendo. Não é o momento de fazer política, e sim saber o que a secretaria de saúde está tomando como providência. Isso eu exijo, e me posiciono, para saber qual a situação da Secretaria de Saúde, e eu não posso dizer nada, porque eu não sei. O que eu sei é que nós estamos correndo um risco muito grande[…] já que a nossa saúde é muito lenta, e não sabemos o que está acontecendo, porque nós precisamos das pessoas que trabalham dentro do sistema para nos orientar”, finalizou o parlamentar.

O vereador Fábio Nunes também defendeu a presença do secretário de saúde na Câmara de Vereadores. “Nós precismos trazer a saúde para perto da população. Sentar com Marcélio e o gestor para ver o que pode disponibilizar, porque você parar uma cidade é meio complicado”, disse.

Ele destacou, que se precisar parar a cidade, complica tudo, dificultando todas as ações que estão sendo feitas em benefício do município, a exemplo das obras da UTI’s que segundo o vereador estão prestes a terminar, e as pessoas que precisam ser levadas para Barreiras para fazer hemodiálise. E frisou, que parar tudo não é a solução, e sim a Secretaria de Saúde orientar a população, e oferecer toda a estrutura para enfrentamento do Covid-19. “E cada vereador fazer a sua parte”, afirmou o Fábio.

O vereador Romeu Thessig(PCdoB), afirmou que Casa não pode usar a tribuna de forma que assuste a população, mas que é preciso tomar todas as medidas, considerando as ações que já estão sendo feitas pelos países da Europa. “Porque se esse vírus chegar em Bom Jesus da Lapa, que com fé em Deus não vai chegar, como a gente vai proteger a nossa população?”, questionou.

Romeu frisou que quem precisa tomar as primeiras medidas é o Legislativo, pensando nos servidores da Câmara, sugerindo a liberação temporária de todos, para não serem expostos, já que os parlamentares atendem gente diariamente, “pessoas que inclusive vem de fora, pedindo passagem e tudo mais”.

Thessing afirmou, que vai começar a ficar mais em casa, e não irá fazer nenhuma viagem, para buscar proteger a sua família, e que do jeito que o Covid-19 está espalhando, vai chegar uma hora que alguns estados precisarão parar tudo. Citando a decisão do governador Rui Costa e do Prefeito de Salvador, com a suspensão das aulas. E destacou, que não tem sentido continuar algumas atividades, a exemplo das aulas, e colocar em risco as crianças e os professores. “Deve sim suspender as aulas, e proteger os nossos profissionais e as nossas crianças”.
O vereador sugeriu a suspensão dos trabalhos da Casa, e só convocar reuniões em casos extraordinários, já que o momento é de muita cautela, e muitas vidas podem ser ceifadas. “Nós vamos debater o que aqui? E o assunto é esse vírus, e nós temos que nos orientar”, finalizou.
Já o vereador Davi do Quilombo, também destacou, que é preciso a Casa ouvir o Secretário de Saúde. Lembrando que Bom Jesus da Lapa recebe pessoas de regiões que já tem casos confirmados, e a Casa precisa ser de exemplo.

A vereadora Rita finalizou a sessão, destacando que a secretaria de saúde já criou um plano de contingência de enfrentamento ao coronavírus, e os profissionais estão sendo orientados para seguir os protocolos.