Defensoria Pública convoca população de Bom Jesus da Lapa para o combate à violência contra a mulher

0
GrupoSCosta-350x250px

a65d25b0-fafc-44dc-ae9e-ef9a5ac46159
Defensor Público Rafael do Couto Soares/Foto: José Hélio/Notícias da Lapa

A Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE-BA) de Bom Jesus da Lapa, representado pelo Defensor Público Rafael do Couto Soares, participou, nesta quinta-feira (30), da Tribuna da Câmara de Vereadores, para convocar o Poder Legislativo e a comunidade civil em geral  a fazer parte da Rede de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher.

No uso da fala Rafael lembrou, que no último dia 23 de maio, foi realizado uma reunião para buscar implementar o projeto Ronda Maria da Penha em  Bom Jesus da Lapa, que contou com a participação de representantes do    Poder Judiciário, Câmara de Vereadores, CREAS, Subseção da OAB, Igreja Católica, UFOB, IF Baiano, Clínicas dos Orixás, Centro Espírita Obreiros do Porvir, Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE-BA), Lojas  Maçônicas, Comissão Permanente da Marcha pela Paz, Polícia Civil, Secretaria Municipal de Assistência Social e a Polícia Militar do Estado da Bahia, através da 38ª CIPM, com o objetivo de fortalecer as ações de  combate à violência contra a mulher no município.

Ele destacou, que no momento,  não é possível  a implementação da Ronda Maria da Penha em Bom Jesus da Lapa. Porque para  o projeto ser implantando, é necessário que exista uma  série de equipamentos governamentais, como:  um Centro de Referência de Assistência Social e Psicológica a Mulher (CRAM) e uma delegacia especializada à mulher. “E esses equipamentos não existem na cidade. Então na reunião, decidimos criar uma rede de enfrentamento contra a  violência doméstica”, disse.

BahiaFArmShow-350x250px

Rafael frisou  que a  Polícia Militar iniciou na última segunda-feira(27), uma Operação de Combate a Violência Doméstica, visitando de 15 em 15 dias mulheres sob medida protetiva
E que essa  instigação toda tá vindo a PM, do subcomandante Juliandson.

Rede de Enfrentamento

Segundo o Defensor Público, a Rede é  composta por membro da organização civil e também do estado.  “Nesse momento eu quero instigar, e convocar todos os vereadores e a população a fazer parte dessa rede de enfrentamento à violência domestica”.

Situação da Violência Domestica em Bom Jesus da Lapa

Rafael destaca que a situação é séria, e precisa do empenho de toda sociedade. Já que os  dados apresentados pela delegacia local sobre as ocorrência de violência domestica no município são alarmantes. Onde a  cada 100 ocorrência, 40 são de violência domestica. E essa estatística não é a realidade, já que muitas vítimas não conseguem ter acesso a justiça para registrar o fato. “Então, se hoje são 40, os dados podem ser muito maior. Porém, diante dessa situação, Bom Jesus da Lapa não tem uma delegacia especializada à mulher. E isso é uma coisa  que a gente, não só o corpo legislativo, o corpo excecutivo, a Defensoria Pública, mais toda sociedade civil buscar a implementação de uma delegacia da Mulher. Buscar a implementação de um Centro de Referência a Mulher.  Porque a Lei Maria da Penha só  escrita no papel, não é suficiente para proteger a mulher”, finalizou.

Siga nossa página no Facebook e mantenha-se atualizado diariamente, clique e participe.Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do Site Notícias da Lapa  no (77) 99834-7559.