Distrito de Irrigação do Projeto Formoso continua mantendo suas atividades visando o funcionamento da agricultura em meio a pandemia do Covid-19

0
GrupoSCosta-350x250px
Visão área de um dos canais principais do Projeto Formoso, responsável pela irrigação das plantações/Foto: Codevasf/2ªCP

Responsável por grande parte da produção de banana e outras frutas no Brasil, o  Distrito de Irrigação Formoso(DIF, localizado na zona rural de Bom Jesus da Lapa,  continua mantendo os serviços essenciais para o funcionamento da atividade agrícola. Mesmo em meio ao cenário de pandemia de Covid-19. A principal função do DIF é fornecer água aos produtores rurais do Perímetro.

Duas principais estações de captação de água no rio Corrente que precisa de manutenção constantemente para que  não interrompa a distribuição de água para os lotes do Perímetro Irrigado/Foto: Codevasf/2ªCP

O presidente do Conselho Administrativo do Distrito de Irrigação Formoso(DIF), Sr. Antônio Márcio, demonstrou a preocupação de que a instituição possa assegurar que a fruticultura seja minimamente afetada pela pandemia, garantindo assim o pleno funcionamento da distribuição de água aos lotes do Perímetro, como também a preocupação com a saúde dos colaboradores. Por isso, foram tomadas atitudes necessárias para não colocar em risco a saúde dos funcionários, que continuam trabalhando na manutenção e na operação do Perímetro.

Recepção do Distrito de Irrigação do Projeto Formoso. Todos os funcionários passaram a usar obrigatoriamente mascaras, álcool gel e manter o distanciamento orientado pelo Ministério da Saúde.

Na sede do DIF,  o uso do álcool em gel é feito diariamente  entre os trabalhadores. Além disso, estão em isolamento social todos os funcionários que fazem parte do grupo de risco,  e continua com o  atendimento pessoal ao público, adotando todas as medidas de segurança, e o  serviço via telefone. Para as demandas de serviços e intervenções de ordem corretiva, manutenção e outras ações continuam sendo executadas pelo DIF, mesmo com uma equipe reduzida.  Há uma equipe específica atuando em campo para manter o sistema em pleno funcionamento.

Colheita dos dos cachos de banana/Codevasf/2ªCP
BahiaFArmShow-350x250px

O representante do DIF voltou a destacar, que o setor produtivo  não pode  parar, já que a população precisa se alimentar, mas precisa ter muita responsabilidade em não deixar o coronavírus ir pro campo. Como não receber visitas externas na propriedade, e seguir todos os protocolos junto aos funcionários nesse período, especialmente com os motoristas dos caminhões que entram no perímetro.

Com a mesma atenção e cuidados está operando o produtor de banana  do Perímetro Irrigado do Projeto do Projeto Formoso, que adotou algumas medidas preventivas no combate ao Coronavírus.

Lavem e higienização da banana/ /Codevasf/2ªCP

A rotina mudou, mas a produção continua, e agora com cuidados redobrados. Os produtores estão tomando uma série de cautelas. De acordo o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Bom Jesus da Lapa, Ervino Kogler, o momento é de dificuldade, mas os produtores precisam enfrentar, já que o alimento precisa ser produzido.

Ele destaca que foi reduzida a quantidade de pessoas nos  ônibus que levam os trabalhadores para o Perímetro, e  os mesmos  estão mantendo as atividades mais afastados um dos outros. Além da orientação de lavar as mãos com frequência e disponibilização de álcool em gel na propriedade.

O presidente do Sindicato afirma que a situação não tem sido fácil para o produtor, já que os mesmos já começam a ter dificuldade para comprar insumos, e o preço do produto subiu muito em função do dólar. “A gente estava superando uma crise, e agora que as coisas estavam melhorando um pouco, entrou esse coronavírus”, lamentou.

Plantação de banana de banana, com maior demanda de insumo/Codevasf/2ªCP

Ervino finaliza sua fala, frisando que o cenário é de dificuldade, só que o produtor  não pode perder a esperança de dias melhores, “já que acreditamos que isso vai passar, e os produtores poderão voltar a rotina normal. No entanto, enquanto isso, mesmo com os desafios, os produtores não podem deixar faltar alimento para as famílias”.

O Perímetro Irrigado Formoso foi implantado em Bom Jesus da Lapa pelo Governo Federal, através da CODEVASF entre os anos de 1980 e 1990, sendo gerido pelo Distrito de Irrigação Formoso, uma associação sem fins lucrativos, formada por todos os empresários rurais e proprietários de lotes agrícolas dentro do Perímetro Irrigado. E tem em média 1.124 irrigantes produzindo banana e outras frutas, como mamão e cítricos, gerando juntos uma média de 10 mil empregos diretos.