Com a chegada do período mais quente do ano, o Distrito de Irrigação Formoso (DIF) se antecipa mais uma vez para enfrentar um dos maiores desafios do segundo semestre: os incêndios no perímetro irrigado do Projeto Formoso, em Bom Jesus da Lapa. Para garantir uma resposta rápida enquanto o Corpo de Bombeiros se desloca até o local, o DIF promoveu mais uma importante ação de capacitação da equipe operacional.
Na última segunda-feira (13), os colaboradores do DIF participaram de um treinamento prático de combate a incêndios, com apoio do 20º Batalhão de Bombeiro Militar (BBM), sediado em Bom Jesus da Lapa. A instrução foi ministrada pelos soldados Alex Alves e Raí, e teve como foco a atuação segura e eficaz dos trabalhadores nos primeiros momentos de combate aos focos de incêndio no campo.
Essa iniciativa fortalece a prontidão da equipe do DIF e reforça a parceria estratégica com o Corpo de Bombeiros, que sempre responde de forma ágil às ocorrências no perímetro Formoso.
O presidente do Conselho Administrativo do DIF, Antônio Márcio, destacou a importância da ação e agradeceu pelo apoio:
“Nosso agradecimento especial aos valorosos soldados do 20º BBM, em nome do Tenente BM Cardozo e do nosso Coronel BM Bahia, que realiza um grande trabalho à frente deste importante batalhão. Desde o primeiro momento, o Coronel atendeu prontamente à nossa solicitação e colocou sua equipe à disposição para realizar este treinamento tão necessário. O 20º BBM é um parceiro constante do Projeto Formoso, sempre presente quando acionado, atuando com competência, agilidade e comprometimento. Essa parceria é fundamental para a segurança de todos.”
O curso teve como objetivo principal capacitar os colaboradores do DIF para agir de forma segura, minimizando os impactos enquanto as equipes oficiais se deslocam para o local. O período seco e o aumento das temperaturas aumentam consideravelmente os riscos de incêndios na área agrícola, exigindo ações preventivas coordenadas.
Além do preparo técnico, o treinamento reforça o compromisso do DIF com a preservação ambiental, a segurança da produção agrícola e a proteção da vida, atuando com responsabilidade e em estreita colaboração com os órgãos de segurança pública.
Comunicação DIF