Distrito de Irrigação Formoso sedia Oficina de Planejamento da Fruticultura na região; Evento foi organizado pelo SEBRAE, Frutas Oeste e DIF

0
GrupoSCosta-350x250px

O Distrito de Irrigação Formoso sediou nessa sexta-feira (1º) a Oficina de Planejamento da Fruticultura da região de Bom Jesus da Lapa. O evento foi organizado pelo SEBRAE, Distrito de Irrigação Formoso (DIF) e Frutas Oeste.

Ady Santos, presidente da Associação Frutas Oeste; Joselio do SEBRAE; Antônio Márcio presidente do DIF e Luciano, consultor contratado pelo SEBRAE responsável pelo grupo de trabalho que está fazendo o levantamento, estudo no município, para solicita registro de Indicação geográfica.

O evento foi realizado no auditório do Distrito de Irrigação Formoso(DIF), no Setor 33, do Projeto Formoso A, com o objetivo de promover um debate focando no desenvolvimento dos negócios do setor para o ano de 2020. Onde os produtores do Perímetro Formoso e da região, com a presença de representações da ADAB, Codevasf e da prefeitura de Bom Jesus da Lapa,  tiveram a oportunidade de debater os principais pontos que envolvem a produção e comercialização de frutas, com destaque para a banana do Formoso. Falando sobre o “atual cenários da produção da bananas no Brasil e as perspectivas mercadológicas”.

Representando da ABANORTE da região de Janaúba-MG, Saulo Lage Bresinsk, falou  sobre a conjuntura atual da produção e comercialização da banana no país, apresentando os principais números do IBGE. Destacando a importância da organização dos produtores, diante dos diversos desafios apresentados pelo mercado.

Durante o debate os produtores perceberam que precisam melhorar a organização da categoria no Perímetro Irrigado, tanto na hora da venda como na hora da requisição dos insumos para produzir. Foi falado sobre a importância de fortalecer a agricultura irrigada do Perímetro Formoso e a produção da banana em Bom Jesus da Lapa, destacando o papel fundamental de cada produtor e do fortalecimento da associação. E como encaminhamento,  ficou acertados que os produtores voltarão a se reunir  para dá andamentos as ações discutidas.

Luciano Seixas Ivo, consultor do SEBRAE falou sobre a importância do registro de Indicação geográfica, e as ações que já foram feitas pelo grupo que é responsável pelos encaminhamentos.

Um outro ponto da Oficina foi a notícia de que o maior produtor de banana do Brasil está prestes a ganhar mais um destaque nacional: o registro de Indicação geográfica, que atesta a qualidade da banana, deve ser oficializado no ano que vem. Os trabalhos estão em fase adiantada, com o acompanhamento do SEBRAE, Associação Frutas Oeste e DIF.  Com a sensibilização[esclarecimento] sobre a proposta e encaminhamentos que já foram executados.  Sinalizando, que a conquista para o Perímetro Irrigado  do  registro indicação geográfica  possibilitará aos produtores agregar valores a fruta produzida no município, com um diferencial, dando o titulo da banana produzida em Bom Jesus da Lapa como a mais saudável do Brasil.

Veja mais fotos do evento. Clique aqui.