Em menos de 48 horas, Bom Jesus da Lapa registra mais de 90 mm de chuvas

0
GrupoSCosta-350x250px

chuva
Foto: José Hélio/Notícias da Lapa

A cidade de Bom Jesus da Lapa, no Oeste da Bahia, teve esta semana dias de muita chuva. O temporal que começou no início da manhã de domingo(25) e  seguiu durante a segunda-feira(25), registou  94,4 mm de chuva, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), em menos de 48 horas.

P_20190326_151337
Estação meteorológica do INMET em Bom Jesus da Lapa/Foto: José Hélio/Notícias da Lapa

A abundância de água pôs fim ao tempo escaldante dos últimos dias e ao mesmo expôs algumas fragilidades na infraestrutura da cidade. Ruas ficaram alagadas em diversos pontos da cidade. Os bairros São João,  Maravilha II e Parque Verde, estão entre estas áreas mais vulneráveis.

P_20190324_111103
Lagoa do São Gotardo na manhã de domingo/Foto: José Hélio/Notícias da Lapa
BahiaFArmShow-350x250px

Sobre a região do Bairro São Gotardo, nas imediações da lagoa, o  SAAE esclarece que alguns problemas ocorreram porque houve um defeito na válvula de retenção da tubulação, que fica dentro da água, sendo necessário fazer a remoção do barrilete,  um conjunto de tubulações, para a bomba pudesse voltar a ser ligada, após reparo desse item. O Diretor do SAAE, Gerson Nunes, informa que o sistema está operando normalmente.

O SAAE trabalha em três frentes: Setor de abastecimento de água, setor de esgotos e no auxilio ao município na drenagem das águas das chuvas.

P_20190324_104944
Chuva de domingo/Foto: José Hélio/Notícias da Lapa

Sobre as áreas mais críticas, a Autarquia reconhece que são necessários maiores investimentos, mas ressalta que o município tem implementado ações que já reduziram os índices de alagamento.

O Plano Municipal de Saneamento Básico está em curso e pode ser um instrumento decisivo para solucionar este de alagamento. Além da drenagem o plano contempla o manejo da água da chuvas (pluviais), esgotamento sanitário e manejo dos resíduos sólidos, com ações imediatas, de até 3 anos, de curto prazo de 4 a 8 anos, médio , de 9 a 12 anos e longo prazo, que são ações que podem durar de 13 a 20 anos.