Empresa Júnior do Campus  da UFOB de Bom Jesus da Lapa prepara  estudantes da graduação para o mercado de trabalho

0
GrupoSCosta-350x250px

3b6985ae-834d-4728-b29d-5776251e7cbbUma Empresa Júnior pode ser uma boa experiência para quem quer dar os primeiros passos na vida profissional! Ela é capaz de inserir o estudante no mercado de uma maneira eficiente. Geridas por estudantes que estão na universidade, essas organizações têm como objetivo executar projetos de consultoria na área de formação dos graduandos. Sem fins lucrativos para os empresários juniores, os fundos de investimento gerados servem para serem reinvestidos capacitações para seus membros, através de cursos, workshops, palestras, participação em eventos, entre outros.

É uma grande oportunidade de pôr a mão na massa, mesmo. O estudante pode praticar o que aprende em sala de aula prestando serviços e adquirindo muito mais experiência. Ter um cargo de gestão, por exemplo, traz mais autonomia e segurança. Isso significa que mercado e aluno estarão muito mais próximos e sintonizados quando ele encerrar seu período como empresário júnior.

BahiaFArmShow-350x250px

E os empregadores, não só valorizam, como enxergam com bons olhos os alunos que chegam ao final da vida acadêmica com passagem pela Empresa Júnior. Em Bom Jesus da Lapa, a Power Jr, no Centro Multidisciplinar da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), já está com quase um ano  no  mercado e conta com  12 estudantes. Oferecendo serviços de qualidade a um baixo custo, tornando as consultorias acessíveis para micro e pequenas empresas. A organização está dividida em cinco áreas: presidência, Administrativo-Financeiro, Recursos humanos, Relações Públicas e Projetos.

Para o professor Anderson Breno Souza (Engenehiro mecânico), que faz parte da coordenação  do projeto, juntos com as professoras  Andressa Pereira Oliveira (Engenheira Eletricista)  e Jannayna Ferraz (Administradora),  mais importante é a troca de conhecimento entre os alunos, que vivenciam a interdisciplinaridade. “A satisfação e o privilegio da orientação de propiciar aos alunos o primeiro contato com o mercado de trabalho e desenvolver trabalhos que estão ligados diretamente a sociedade para dar um retorno social, uma vez que a empresa Junior presta serviços com valores abaixo do mercado de trabalho”, afirma o coordenador. Para ele, essa experiência faz o estudante chegar ao mercado de trabalho com um grande diferencial.

A Power Jr contam também com a orientação das professoras Andressa Pereira Oliveira (Engenheira Eletricista)  e Jannayna Ferraz (Administradora).

Fundada em 2018, a empresa também conta com o apoio do conselho estratégico, que é formado por antigos membros, que ao saírem da empresa, passam a aconselhar, tirar dúvidas e auxiliar os novos empresários juniores, mantendo assim, o bom funcionamento da empresa.

Um passo à frente na carreira

Iuri Benedito da Silva Santo cursa o 9º semestre de Engenharia Mecânica no Centro Multidisciplinar da UFOB de Bom Jesus da Lapa, embora ainda precise cursar alguns semestre para terminar a  graduação e tenha encontrado dificuldade no início do projeto junto com os colegas, já tem experiência de uma profissional diplomada. É que ele é o presidente da Power Jr.

Para Iuri o  maior desafio que que os membros da empresa puderam encarar, foi a questão da falta de experiência, não só técnica mais também a parte burocrática da documentação. “Tivemos uma certa dificuldade para passar por todo esse processo, mas foi muito importante para nossa experiência”, afirma.

“O maior benefício foi colocar todo conhecimento teórico na pratica em formas de projetos, aprender a liderar equipe e trabalhar com o grupo que é muito importante no nosso mercado de trabalho e também ter uma rede de contanto para quando ingressarmos no mercado de trabalho isso será importante”.

A Power Jr é uma empresa formada por discentes da UFOB, que tem como  presidente -Iuri Benedito, vice-presidente/Diretor de Adm-financeira – Maxsuel Daniel, Gerente de ADM-financeiro  -Eduardo Pinheiro, DM-financeiro – Adriano Morais,  Diretora de Projetos- Lindanir de Jesus,  Gerente de Projetos – Anderso da Silva, Gerente de Projetos –   Lucas Lopes,  gerente de projetos – Bruno Willian, Diretor de Relações Públicas – Lucas Ribeiro, Gerente de Relações Públicas – João Gabriel Cassimiro, Diretora de Recursos Humanos – Andressa Gomes , Gerente de Recursos Humanos – Daniela Paes, que  atua nas áreas de Engenharia Elétrica e Mecânica, além do ramo de Tecnologia da Informação.

Além dos graduandos em Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica, a Power Jr conta com a supervisão de professores orientadores, que são profissionais com experiência na área, o que garante a qualidade dos projetos desenvolvidos.

E mesmo tendo a penas 10 meses de atuação, a Power Jr já conta com quatro projetos  concluídos e entregues, sendo um de climatização de um centro industrial na cidade de Feira de Santana-BA e projeto de climatização e projeto elétrico para o SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), e mais 2 projetos de instalações elétricas em execução em prédios e hotéis, todos os três na cidade de Bom Jesus da Lapa.

Siga nossa página no Facebook e mantenha-se atualizado diariamente, clique e participe.Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do Site Notícias da Lapa  no (77) 99834-7559.