Escola Promove realiza culminância do Projeto “Dia Internacional da Mulher”

0
GrupoSCosta-350x250px

 

 

Escola Promove - Projeto Dia Internacional da Mulher 2019 (2)
Escola Promove – Projeto Dia Internacional da Mulher

Depois de diversas atividades pedagógicas relativas à mulher, entre os meses de março e abril, a Escola Promove de Bom Jesus da Lapa realizou a culminância do Projeto “Dia Internacional da Mulher”.

BahiaFArmShow-350x250px

Escola Promove - Projeto Dia Internacional da MulherO encerramento aconteceu no dia 12 de abril, nas dependências da escola. Diversas homenagens foram feitas à ícones femininos do passado e presente, como Frida Khalo, pintora mexicana, que é uma das mais importantes artistas do século XX. Ela atuou no âmbito político e cultural do México; Carolina Maria de Jesus, mineira, em 1960, vinda da favela, foi a grande revelação da literatura brasileira, quando publicou seu primeiro livro: “Quarto de Despejo – Diário de uma Favelada”; Michelle Obama, a mulher mais admirada no mundo pelos americanos, além de ser ex-primeira dama dos Estados Unidos, tem atuado em questões sociais e educacionais pelo mundo; Olga Benário, nasceu em 1908 na Alemanha. Filha de judeus, foi uma militante comunista alemã que se destacou à sua época. Em 1934, veio ao Brasil, para apoiar o Partido Comunista Brasileiro, junto de Luís Carlos Prestes, com quem casou-se; e Rita Lee, uma das mais importantes cantoras e compositoras da música popular do brasileira, Rita é uma das mulheres mais influentes do Brasil, sendo referência para aqueles que vieram a usar guitarra a partir de meados dos anos 70, sobretudo as mulheres.

Escola Promove - Projeto Dia Internacional da Mulher (19)O evento promovido pela escola Promove trouxe fatos sobre abusos contra mulheres, retratando os avanços históricos conquistados e os desafios enfrentados no cotidiano. Com destaque para  Maria da Penha Maia Fernandes, uma farmacêutica e mãe de três filhos,  que lutou para que seu agressor viesse a ser condenado. E em função da repercussão do caso de Maria da Penha, e da sua luta por direitos, o caso chegou à Comissão Interamericana dos Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos. Em 7 de agosto de 2006, foi sancionada a lei que leva seu nome: a Lei Maria da Penha, importante ferramenta legislativa no combate à violência doméstica e familiar contra mulheres no Brasil.

Escola Promove - Projeto Dia Internacional da Mulher (25)

O encerramento projeto “Dia Internacional da Mulher” foi memorável. Diversas apresentações de dança, música e poesias trouxeram emoção e beleza ao evento. Pais, alunos e professores se emocionaram e aplaudiram cada atuação exibida. Diante do sucesso, a escola estuda reapresentar o trabalho dos alunos.