Estudantes de Agronomia da UESC visitam o Perímetro Irrigado do Projeto Formoso, em Bom Jesus da Lapa

0
GrupoSCosta-350x250px

 

7509ff37-a386-494a-a6ed-979bfe44c1a8No dia 30 de maio, 25 estudantes do 5º ao 9º semestre do Curso   Agronomia, e 05 professores orientadores  da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), estiveram visitando o município de Bom Jesus da Lapa, com o objetivo principal de proporcionar aos alunos a oportunidade de conhecer o Perímetro Irrigado do Projeto Formoso, considerado uma referência nacional na produção de banana, e o  funcionamento do Distrito de Irrigação Formoso (DIF), sua infraestrutura e gestão, com destaque nos sistemas de captação, condução e distribuição de água aos lotes.

Troca de experiências

BahiaFArmShow-350x250px

Os estudantes e professores foram recebidos pelo Sr. Antonio Márcio, Presidente do Conselho Administrativo do DIF e Enderson Souza, Gerente Executivo, que apresentaram a Sede do DIF e explanaram  sobre o histórico, as características dos irrigantes, a área em produção, dentre outras informações técnicas. Em seguida foram visitar  as captações.

Para o professor  de Administração Rural, Jorge Chiapetti, o  que mais chamou a atenção  foi a eficiência da  gestão do DIF. “Toda a estrutura funciona porque tem o Sr. Márcio e a sua equipe, que fazem um  trabalho muito eficiente para que todos se beneficiem da infra-estrutura. Parece que o Distrito  pode ser analisado antes e depois da gestão dele. O grande desafio do Distrito é formar novas lideranças para dar continuem o caminho da prosperidade”, afirmou.

“O Distrito de Irrigação do Formoso me deixou muito impressionado pela sua grandiosidade de estrutura, o excelente trabalho conduzido pelos técnicos do DIF, garantem o manejo e uso correto das águas dos rios próximos ao distrito, garantindo a região, prosperidade e destaque no mercado da fruticultura nacional”, afirmou estudante  Samuel de Deus.

“Foi muito gratificante para todos nós a visita ao Distrito, poder ver como funciona a captação da água, o funcionamento das bombas e a distribuição para as propriedades!
Tudo muito organizado, com segurança e com pessoas capacitadas para exercer o seu trabalho”, frisou a estudante Carolina Nogueira.

Para Roberta Barreto, a experiência como estudante de agronomia foi bastante satisfatória, e o que mais chamou a atenção dele  foi a estrutura montada no Perímetro Irrigado. “A grandiosidade das estruturas, funcionamento do sistema e o quanto o Distrito auxilia os produtores a continuarem produzindo e trazendo renda para suas famílias, me fez vê o quão importante o Distrito representa para o Projeto Formoso”, destacou.

Conheça um pouco da UESC

O  Campus da  Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) está localizada na  região  do Sul da Bahia, em Ilhéus, e propõe uma ação participativa na linha de extensão nas áreas da agropecuária, geografia e meio ambiente, dentre outras áreas. E tem como intuito formar profissionais com visão sistêmica da realidade social, agroecológica e econômica do setor agropecuário nacional, em especial no que concerne a região onde está inserido no território baiano, a Costa do Cacau e ao ambiente florestal que o circunda, a partir de conhecimentos técnico-científicos e de reflexões críticas procura-se priorizar a relevância social, a sustentabilidade ecológica e econômica na recomendação de tecnologias apropriadas aos cultivos.

A cada semestre a instituição promove viagens para os alunos de agronomia, em diferentes regiões da Bahia para agregar conhecimentos técnicos/práticos sobre as realidades agrícolas locais e sobre os conteúdos teóricos aprendidos em sala de aula.

O curso de Agronomia da UESC  foi aprovado e autorizado para funcionar desde  de 1994. E na última avaliação recebeu conceito quatro (4) no Exame Nacional de Cursos (ENADE).

Siga nossa página no Facebook e mantenha-se atualizado diariamente, clique e participe.Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do Site Notícias da Lapa  no (77) 99834-7559.