Eures Ribeiro solicita que governo do estado transforme região de Bom Jesus da Lapa em polo regional de saúde

0
GrupoSCosta-350x250px
Inauguração do Caps II em Bom Jesus da Lapa com a presença do Secretário Fábio Vilas-boas/credito da foto: Murilo Campos

Aproveitando a vinda do Secretário de Saúde do Estado, Fábio Vilas Boas, que cumpriu agenda na manhã desta sexta-feira(27), em Bom Jesus da Lapa, para a inauguração do CAPS III do município, o prefeito lapense Eures Ribeiro, aproveitou para agradecer pelos investimentos do governo na cidade na área de saúde  e solicitar uma Região de Saúde para o município, ou seja transformar  Bom Jesus da Lapa numa cidade polo de saúde regional.

– Eu queria agradecer antes de pedir. Nós estamos construindo no Hospital Carmela Dutra, em convênio com a Secretaria de Saúde do estado, 30 leitos de UTIs, que nós queremos inaugurar no início do ano que vem. Estamos também, bem adiantado [as obras] no hospital dos rins. Toda hemodiálise da região que é feita em Guanambi vai ser feita aqui em Bom Jesus da Lapa. Estamos fazendo a construção da maternidade, a sede própria, onde nós recebemos 700 mil reais do Governo Federal, e eu estou entrando com mais R$ 700 mil. Estou colocando mais recursos porque Bom Jesus da Lapa é grande e merece algo grande, conforme a dimensão que esse município tem.

– Quero pedir ao senhor [secretário], nós temos aqui uma dificuldade regional. É uma injustiça muito grande praticada com Bom Jesus da Lapa. Nós não somos um polo de micro, mais operamos mais que um polo de micro. E essa nossa região toda, e quem está aqui sabe, é uma região meio que isolada do polo de micro,  e o nosso polo de micro não nos atende, porque tem uma realidade local que é do Corrente, e tem que ser do Corrente. E nós ficamos soltos aqui no meio: Bom Jesus da Lapa, Sítio do Mato, Serra do Ramalho, Paratinga e Riacho de Santana. Por isso nós queremos criar uma região de saúde pra cá. E é justo que crie uma  região de saúde aqui, considerando o esforço que Bom Jesus da Lapa tem feito, e não é justo com um município que investe tanto.

BahiaFArmShow-350x250px

O prefeito Eures Ribeiro ainda colocou outros argumentos para defender a causa da saúde regional.

– Para você ter uma ideia, são 28% do nosso orçamento para saúde, e a nossa maior dificuldade é não ser polo de micro. Imagina, um município que é polo de micro é bem menor que o nosso, e opera muito menor que o nosso. Enquanto Bom Jesus da Lapa faz 200 cirurgias mês, a cidade que é polo de micro não faz 30. Isso é uma injustiça que tem que ser corrigida.

Eures afirmou que a solicitação é uma reivindicação dele e dos prefeitos da região: “transformar Bom Jesus da Lapa em polo de micro”, e comentou:

– Não queremos tirar nada de Santa Maria da Vitória não, Santa Maria continua lá com polo de micro, com os municípios todos dele, e eu não quero interferir com essa solicitação, mais que a gente tenha o nosso polo de micro aqui. Tenha nossa Região de Saúde que seja capaz de desenvolver os nossos trabalhos, e tenho certeza que o senhor vai olhar com carinho para esse pedido nosso.

O prefeito também afirmou para o Secretário, que a saúde do Brasil funciona conforme o resultado, e quanto mais o município produz, mais você merece investimento.

– Então, se a Lapa está com 200 cirurgias, é porque merece um olhar diferenciado. Se a Lapa tem CAPS III, se a Lapa tem UPA nível II, se a Lapa tem agora Hemodiálise, e se a Lapa tem toda estrutura que tem, é porque merece uma atenção especial, e completou:

– Hoje nós produzimos igual Guanambi que tem um hospital regional, não comparamos mais com outros municípios, por isso que eu não quero disputar com Santa Maria da Vitória [….] Guanambi faz 400 cirurgia num hospital regional, e nós fazemos aqui 200 em um hospital municipal. Nós já mostramos que o povo da Lapa paga suas contas da saúde, não só sua, mais paga da região toda, porque cirurgias feitas aqui, metade é de Lapa e a outra metade é do povo de fora.

Diante da solicitação o Secretário de Saúde do Estado, Fábio Vilas Boas, destacou que a  gestão de Eures Ribeiro, como exemplo na Bahia na área de saúde. E que no momento o governo está revendo a regionalização no estado, que passou a dar alguns passos a frente do país, a partir do momento que começou com as Policlínicas Regionais de Saúde, vendo a necessidade de repactuar as regiões, respeitando as relações que existem entre os municípios.

-Nesse momento nós estamos revendo, e avaliar de que forma a gente pode fazer, para que essa região funcione, teoricamente como ela  funciona na prática. E aí a gente criaria uma nova região de saúde, conforme a sua solicitação. Quero registrar e destacar os investimentos que vem sendo feito aqui no hospital de Bom Jesus da Lapa, Carmela Dutra. Que vai trazer para a região o sistema de terapia intensiva para adulto e neonatal, que vai trazer o centro de diagnósticos por imagem, com equipamento de tomografia computadorizada. O centro de hemodialise que é de estrema importância, para invitar que as pessoas que os rins não funcionam tenham que se deslocar para Guanambi. Ampliação da enfermaria de pediatria, a reforma da maternidade, tudo isso vai fazer com que Bom Jesus da Lapa se consolide definitivamente como um grande polo regional de saúde aqui para o nosso estado da Bahia. Isso vem ao encontro do governador Rui Costa, de regionalizar e decentralizar a saúde”, frisou o secretario.


CLIQUE AQUI E CURTA A FANPAGE DO SITE NOTÍCIAS DA LAPA