Falta de sinalização na região da Barrinha expõe banhistas à risco de morte nas águas do São Francisco em Bom Jesus da Lapa

0
GrupoSCosta-350x250px

ponto de banho

Bom Jesus da Lapa é um dos municípios mais famosos da Bahia e por isso mesmo recebe milhares de turistas todos os anos. Muitos vem até a cidade para, além de participar das romarias e festas tradicionais, aproveitar a riqueza proporcionada pelo Rio São Francisco e banhar-se nas suas águas. Opção atraente que muitas vezes obriga os banhistas a tomarem uma série de cuidados para evitar acidentes fatais.

morreu

BahiaFArmShow-350x250px

Esta semana uma ocorrência trágica foi registrada pela polícia e expõe o problema da falta de sinalização. Um morador da cidade de Riacho de Santana foi vítima de afogamento na região da Barrinha, próxima a Ponte Gercino Coelho. Outro menor que estava em sua companhia quase se afogou, mas felizmente foi resgatado com vida.

O local do acidente recebe grande fluxo de banhistas, mas mesmo assim não existe sinalização. O problema poderia ser resolvido com a colocação de boias e placas delimitando áreas de risco e àquelas adequadas para o banho de rio. Pois nem todos que aproveitam a área de lazer sabem nadar.

familia
Familiares choram na beira do rio pela desaparecimento de jovem

O Rio São Francisco é um rio nacional, que corta o estado da Bahia e passa por Bom Jesus da Lapa. Sendo assim é urgente que as três esferas de governo trabalhem em conjunto, cada qual assumindo a sua parcela de responsabilidade para solucionar o problema da falta de sinalização nas áreas mais frequentadas do Velho Chico.

O alerta não é novidade. Desde 2017 que o site Notícias da Lapa bate nessa tecla.

Por enquanto, o “serviço voluntário” de alerta é feito por moradores próximos que avisam quando conseguem, os locais mais perigos e fundos do Rio São Francisco em Bom Jesus da Lapa. “A gente sempre avisa, ou grita quando vê alguém entrando em um local perigoso. Aqui tem lugar que é muito fundo, e quem não sabe se engana e coloca a vida em risco, por não conhecer a área”, disse uma das moradoras da Barrinha que acompanhava as buscas.