Câmara de Bom Jesus da Lapa presta homenagem aos 20 anos de UNEB-Campus XVII; destaque para contribuições sociais da UNEB

1
GrupoSCosta-350x250px

A sessão solene da Câmara Municipal de Vereadores de Bom Jesus da Lapa, em homenagem aos 20 anos de implantação da Universidade do Estado da Bahia-UNEB no município aconteceu na noite desta quinta-feira(24). A cerimônia foi aberta com uma fala do presidente da casa, Miguel Leles (PSL), que ressaltou a importância dos festejos, destacando o papel importante da UNEB para a educação da Bahia, de Bom Jesus da Lapa e da região.

BahiaFArmShow-350x250px

Participaram da homenagem o reitor da UNEB, Professor José Bites de Carvalho, a Diretora do Campus XVII da UNEB, professora Cynara Adriana Sento-Sé Magalhães Cordeiro Celestino Alves. O evento contou também com a participação dos professores da instituição, alunos e diversas autoridades, representações da sociedade pública e civil de Bom Jesus da Lapa.

O vereador Romeu Thessing(PCdoB), primeiro orador da noite, destacou a importância da UNEB para a democratização de oportunidades para os jovens que acessam os cursos de graduação e pós-graduação, sendo primeira Universidade Pública a ser implantada no município. “A UNEB é a mãe do IFBA, da UFOB em Bom Jesus da Lapa”, e lembou da importância dos professores que vem de várias partes da Bahia, que fazem da instituição um espaço de construção de conhecimento e valorização dos sujeitos.

Finalizando, Romeu ofereceu a Diretora da UNEB, Cynara, a Cruz do Bom Jesus e o chapéu do Romeiro, simbolizando os alunos que já passaram pela universidade, e outros que ainda virão, e entregou também, uma placa com o requerimento da sua autoria que culminou na cerimônia de homagem a UNEB ao reitor José Bites.

Na oportunidade, o presidente, vereador Miguel Leles, entregou a Moção de Aplauso, de sua autoria, a Diretora Cynara, e destacou os relevantes serviços prestados frente a Universidade do Estado da Bahia, Campus XVII no município. “Durante esse período a Dr. Cynara abriu o dialogo a toda sociedade Lapense, ao executivo e ao legislativo. É visível a sua boa gestão diante de todos que compõem a universidade, desde a equipe de apoio, aos alunos, aos professores, enfim, a todos que compõem a universidade. Eu também tenho admiração pela sua dedicação pera que o nosso Campus XVII possa ser construído, por isso, eu faço essa justa homenagem”, falou.

A Diretora do Campus XVII, Cynara fez um agradecimento a família, a todos que fazem parte da história da UNEB em Bom Jesus da Lapa e destacou o exemplo dos professores, da importância do seu vice-diretor, Gustavo Chará, dos desafios, que sempre estiveram próximos da universidade, com relevantes contribuições. “Eu aprendi com esses meus colegas que viajam 800, 900 km para estar aqui dando aula para os nossos alunos”. Falou também dos estudantes que chegam de toda região e que precisam vencer superar diversas limitações, sociais e familiares. “O meu respeito aos meus alunos que vem de Riacho de Santana, Serra do Ramalho, Santana Maria da Vitória, Paratinga, Sítio do Mato. São mulheres, mães, profissionais sofridas, que tem uma carga e uma história de vida difíceis de serem contadas, mais que todos os dias estão dentro da sala de aula, sete horas da manhã, e as sete da noite retornam para casa”, frisou.

A Diretora se emocionou diante do reconhecimento do Presidente da Câmara de Vereadores de Bom Jesus da Lapa e falou que entres os 20 anos de caminhada profissional, aquele momento era um dos mais especiais, de reconhecimento. “Eu preparei um discurso em algumas folhinhas, mais eu me emocionei com a fala e gostaria de quebrar esse protocolo da escrita tão formal do meu discurso.

O vereador Leonardo Dourado(PTN) entregou ao Reitor da UNEB, José Bites, uma Moção de Aplauso, de sua autoria e dos vereadores Getúlio Magalhães Neto(DEM) e Jair Gomes (PSDB) em reconhecimento ao trabalho do Reitor frente a instituição na Bahia e pelo empenho para a construção do novo campus de Bom Jesus da Lapa.

O Reitor José Bite no uso da fala, destacou os avanços do Campus XVII com a gestão de Cynara e disse que UNEB guarda o sentido da coisa pública, que visa o bem coletivo, que tem um projeto interdisciplinar voltado para uma formação cidadã e ressaltou a importância de investir em áreas como a assistência estudantil e a interiorização da Universidade. Frisou a importância de cada seguimento da instituição, que dão qualidade e reconhecimento a UNEB como a maior Universidade Pública da Bahia. “Cada profissional vai além de um técnico ou um analista, mais um profissional que está articulado com as ações de pesquisa, de ensino, de pós graduação, em ações permanentes dentro da UNEB.

Destacou também os alunos, “quero cumprimentar também os estudantes, que são o objetivo maior da instituição”, falou.

Bites garantiu todo apoio a construção do novo espaço da UNEB em Bom Jesus da Lapa e destacou a importância da parceria dos seguimentos governamentais junto a instituição, executivo e legislativo municipal. Assegurou ainda que o Campus XVII vai ser contemplado com uma turma do Curso de graduação em música, na próxima versão.

A homenagem da Câmara Municipal de Bom Jesus da Lapa  faz parte de uma série de atividades que foram  realizadas para celebrar os 20 anos do Campus XVII da UNEB em Bom Jesus da Lapa.

 

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.