Iniciou oficialmente o IX Encontro Estudantil do Território Velho Chico

0
GrupoSCosta-350x250px
A praça Marechal Deodoro em Bom Jesus da Lapa sediou nessa quarta-feira a abertura oficial do IX Encontro Estudantil do território Velho Chico, que traz o tema “Gregório de Matos: do Barroco ao Contemporâneo”, reunindo autoridades locais, professores, diretores, coordenadores pedagógicos e estudantes de diversas localidades do Território de Identidade.
“É uma satisfação iniciar os projetos artísticos desenvolvidos pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia em todos os Núcleos Territorias de Educação. Os estudantes se dedicam muito aos projetos artísticos FACE, AVE, TAL, EPA, PROVE, FESTE, ENCANTE E DANCE e isso é de grande importância, pois a escola é a fonte de criação onde os estudantes podem abordar diversas temáticas, através das artes, e desenvolver o protagonismo estudantil”, afirmou a Diretora do NTE 02, Ayrleide Maria Miranda.
A cerimônia iniciou às 19h com a participação do Coral Nobres Barranqueiros do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães que, além de entoar o Hino a 02 de julho, também cantou a música de artistas lapenses chamada “Nobre Barranqueiro.  Outros estudantes se apresentaram como os do Colégio Estadual Monsenhor Turíbio Vilanova com o cordel homenageando o “Boca do Inferno” e o grupo de dança “Afrodança” do Colégio Estadual São Vicente de Paulo.
A estudante do 3º ano do ensino médio, do Colégio Modelo, Camila de Souza afirmou que “esse encontro mostra a forma como os alunos interagem na escola. É uma forma do aluno mostrar seus talentos e seu relacionamento com a arte dentro da escola. ”
Após a cerimônia de abertura, os jurados, convidados e população em geral puderam apreciar as obras do AVE – Artes Visuais Estudantis e do EPA- Educação Patrimonial e Artística, com apresentações de temas variados. “Este evento é um encontro de diversas manifestações criativas dos nossos alunos, representando o crescimento da educação regional como forma de construção da cidadania através das artes”, destacou o gestor escolar do Colégio Estadual de Igaporã, Waldir Barros.
O IX Encontro estudantil vai até sexta-feira (22) onde encerrará o evento com o Festival Anual da Canção Estudantil – FACE e com o Tempos de Arte Literária – TAL. Os vencedores de todos os projetos serão divulgados e premiados nesse dia.
Fonte: NTE 2/Bom Jesus da Lapa
BahiaFArmShow-350x250px