Juiz Eleitoral de Bom Jesus da Lapa esclarece dúvidas sobre as eleições municipais

0
GrupoSCosta-350x250px

No domingo, 15, os eleitores vão para as urnas escolher quem será o prefeito e os vereadores que comandarão o seu município nos próximos quatro anos. Este é o dia do eleitor, quando o povo utiliza um dos principais pilares do processo democrático: a escolha de seu representante pelo voto.

Na 71ª Zona Eleitoral de Bom Jesus da Lapa, que abrange também os municípios de Serra do Ramalho e Sítio do Mato,  o Cartório Eleitoral trabalha durante muitas semanas para que tudo ocorra dentro da normalidade.

BahiaFArmShow-350x250px

Sobre o processo eleitoral, e para esclarecer dúvidas relacionadas ao pleito, o Juiz Eleitoral da Comarca de Bom Jesus da Lapa, Dr. Ruy José Amaral Adães Júnior concedeu entrevista ao site Notícias da Lapa nesta semana. O magistrado abordou temas acerca da dinâmica geral das eleições municipais, sobretudo por conta das incertezas naturalmente desencadeadas pelo cenário de pandemia de Covid-19 (normas sanitárias que os eleitores precisarão seguir), e da segurança que será reforçada no dia da eleição, além de falar da importância do voto para o fortalecimento da democracia.

Horário de Votação

Nestas eleições devido à pandemia da Covid-19, os eleitores podem votar das 7h às 17h. Pessoas com 60 anos ou mais têm horário preferencial das 7h às 10h. O juiz destacou que a mudança  de horário foi feita  em virtude da pandemia, com ampliação de uma  hora a votação. “As pessoas consideradas idosas, as pessoas com deficiência, gestantes, tem prioridade das 7 h às 10h. Então, vai ter uma fila especial só pra eles, pra esse pessoal que é enquadrado no grupo de risco”.

Prevenção

Dr. Ruy José Amaral destaca  que  Justiça Eleitoral está fazendo bem e tudo o que for possível para garantir a segurança em razão da pandemia, e  que o Tribunal Superior Eleitoral(STE) recomenda que o eleitor só poderá entrar nos locais de votação usando máscara. E por essa razão, editou um Plano de Segurança Sanitária, e disciplinou sobre as medidas sanitárias a serem adotadas no dia da eleição. Ele afirma ainda, que será disponibilizando álcool em gel, proteção para os mesários, e só vai ser autorizado  o eleitor votar de máscara.

Não haverá biometria 

“Não vai haver nessa eleição a biometria, pra evitar o tempo do eleitor na fila, e também estragar as urnas eletrônicas por conta do uso excessivo do álcool gel, já que cada eleitor terá que usar álcool gel, e isso poderia da problemas técnicos na leitura, por isso não terá biometria”.

Cola na hora de vota

“Se o eleitor quiser levar sua cola individual com o nome do candidato que quer votar, é permitido”.

No dia da eleição só será  permitido manifestações individuais

“No dia da eleição só é permitido manifestação individuais. Então, se cada eleitor quiser usar o adesivo do candidato não há problema nenhum. Fora isso, no dia da eleição, não podem ser feitos atos de campanha”.

Período eleitoral está tranquilo em Bom Jesus da Lapa

“As eleições municipais tem uma peculiaridade, porque o brasileiro ama muito a política, e tem a dependência econômica, infelizmente, e em regras, nas eleições municipais a gente percebe maior acaloramento político. Mas, por enquanto, as eleições estão tranquilas, pelo que eu já vivenciei em outras situações, está tranquilo. Tem uma situação ou outra que exige uma atuação enérgica do poder judiciário, mas em regra, tudo dentro do normal, da normalidade, pra o que se espera das eleições municipais”.

Segurança no  dia das eleições

Conforme o juiz eleitoral, foram realizadas duas reuniões sobre a segurança durante as eleições, que será reforçada nos locais de votação. O magistrado destaca que a Polícia Militar de Bom Jesus da Lapa construiu um Plano de  Normas Gerais de Ações  para todos os policiais que irão atuar nas eleições. “E nos locais, nas zonas que têm uma maior  incidência de histórico de problemas, a Polícia Militar vai aumentar o efetivo. Inclusive, aqui na Zona, já teve município que  recebeu policiais desde a semana passada pra tentar da uma controlada no acirramento”.

Boca de urna é crime, e poderá terminar em prisão

“Se alguém for pego em fragrante cometendo crimes eleitorais, será levado para a delegacia, e ai será  lavrado um  termo circunstanciado de ocorrência, e dependendo do crime praticado o eleitor  pode ser preso ou arbitrar fiança, ou se comprometer a comparecer a justiça eleitoral quando for chamado”.

Juiz reforça voto consciente

Para finalizar, Dr. Ruy José Amaral deixa um recado ao eleitor para este dia 15 de novembro, orientando a exercerem seu direito ao voto de maneira consciente. “Peço aos eleitores que não deixem de votar, porque é um ato de democracia, de cidadania. E as pessoas que estão enquadradas no grupo de risco que procurem, se possível, irem cedo em razão da prioridade. Na esquecendo  de levar a máscara, e entrar no colégio eleitoral de máscara. E não deixar de votar de forma consciente, isso é importante, que vote com consciência”.