Maior parque solar do Brasil será inaugurado pelo Governador Rui Costa em Bom Jesus da Lapa

0
GrupoSCosta-350x250px
Localizado a 6 km da cidade, ao lado da comunidade da Lapinha, na saída para Riacho de Santana, o parque é composto por duas usinas, com capacidade instalada total de 158 megawatts.

O governador Rui Costa vai inaugurar no dia 28 de setembro o Complexo Solar Lapa, em Bom Jesus da Lapa, considerado o maior parque solar em funcionamento no Brasil, com 500 mil painéis solares cobrindo uma área de 330 hectares, o equivalente a 462 campos de futebol, produzindo 158 megawatts (MW) com o calor do sol.  Energia suficiente para abastecer uma cidade de 166 mil residências, 10 vezes a própria Bom Jesus da Lapa, com 16 mil domicílios.

Participarão do evento, o Ministro de Minas Energia e toda administração da Enel Internacional, dona do empreendimento, responsável por investir US$ 175 milhões, algo em torno de R$ 542 milhões no projeto Complexo Solar Lapa.

De acordo a gestão municipal, esse investimento no município só foi possível devido ao incentivo fiscal dado pela gestão no percentual de 40%, o que contribuiu para reduzir o custo, com isso, reduzindo o preço final da energia a ser vendida para o Governo Federal o que ajudou a ganhar o leilão.

BahiaFArmShow-350x250px

Esse benefício de incentivo fiscal continua valendo para as demais empresas que estão sendo implantadas e para as novas que vão participar do novo leilão agendado para dezembro deste ano.