Mais de 1.200 eleitores têm títulos cancelados em Bom Jesus da Lapa

0
GrupoSCosta-350x250px

urna-2-

Ao todo, 1.201 eleitores do município de Bom Jesus da Lapa tiveram os títulos cancelados para as Eleições 2018. De acordo com o TRE, mais de 700 mil  baianos não vão poder votar nas eleições deste ano.

Os dados apontam que o local de votação  que mais perdeu  eleitores foi  o Colégio São Vicente de Paulo, com 96 cancelamentos.

BahiaFArmShow-350x250px

Como Bom Jesus da Lapa  faz parte dos 20 municípios da Bahia que  ainda não contam com o sistema de biometria.  Os eleitores tiveram os títulos cancelados por terem faltado   em três eleições consecutivas, não   apresentado justificativa de ausência e não terem pago a multa pela irregularidade, pode ter sido os principais motivos.

A consulta da situação eleitoral pode ser feita no site do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), por meio do nome e data de nascimento da pessoa ou do número do título.

O voto no Brasil é obrigatório para todo cidadão, nato ou naturalizado, alfabetizado, com idade entre 18 e 70 anos. Para os jovens com idade entre 16 e 17 anos, pessoas com mais de 70 anos e analfabetos, o voto é facultativo.

O que fazer
Os eleitores que tiveram o título cancelado devem comparecer a um posto de atendimento do TRE-BA a partir do 5 de novembro e solicitar a regularização da situação. De acordo com o Tribunal, deve ser apresentado, além do título cancelado, um documento de identificação original.

Podem ser apresentados carteira de identidade; carteira de trabalho (CTPS) ou carteira de motorista (CNH); carteira emitida pelos órgãos controladores do exercício profissional, criados por lei federal (ex.: OAB, CREA, CRM etc.); certidão de nascimento ou casamento; passaporte, desde que contenha informação relativa à filiação. Será preciso, ainda, pagar as multas devidas, se houver.

Já quem deseja transferir o local de votação, deve comparecer ao novo cartório eleitoral, munido dos mesmos documentos acima. Além disso, para esses casos, é exigido ter tirado a primeira via do título ou feito a última transferência há mais de 1 ano; morar, estudar ou trabalhar no novo município há pelo menos três meses; e pagar as multas devidas, se houver.