Mesmo com greve, atendimento permanece normal na agência dos Correios de Bom Jesus da Lapa

0
GrupoSCosta-350x250px

Agência Sertão c182dd24-26fe-4aa8-b8d6-f4d55efd8cd0

Os funcionários dos Correios entraram em greve geral por tempo indeterminado. A greve foi decretada na noite desta terça-feira (10) em assembleias realizadas em diferentes estados do país.

A categoria reivindica o impedimento da redução dos salários e benefícios, além de ser contra a privatização da estatal, que foi incluída no mês passado no programa de privatizações do governo Bolsonaro.

BahiaFArmShow-350x250px

De acordo Paulo César, Diretor Sindical do Sindicato dos trabalhadores de correios e Telégrafos da Bahia (Sincotelba), “a principal reivindicação é a manutenção das cláusulas sociais e benefícios do acordo coletivo no qual a empresa quer alterar e excluir várias requisitos”.

A Federação Interestadual dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras dos Correios (Findect) e a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect) afirmam que a greve é geral e todos os 36 sindicatos de trabalhadores dos Correios aderiram à greve.

“A decisão foi uma exigência para defender os direitos conquistados em anos de lutas, os salários, os empregos, a estatal pública e o sustento da família”, afirmou em nota a Findect.

 “Mesmo com a mediação do Tribunal Superior do Trabalho (TST), a empresa não recebe os representantes dos trabalhadores há mais de 40 dias e se nega a negociar, pois insiste em reduzir benefícios que rebaixariam ainda mais o salário da categoria, que já é o pior entre todas as estatais”, disse a Fentect.

Em nota, a direção dos Correios informou que a paralisação é parcial e que a greve não afeta os serviços de atendimento. Além disso, a estatal pontua que “já colocou em prática seu Plano de Continuidade de Negócios para minimizar os impactos à população. Medidas como o deslocamento de empregados administrativos para auxiliar na operação, remanejamento de veículos e a realização de mutirões estão sendo adotadas”.

Na Bahia, as agências permanecem abertas, entretanto a entrega de correspondências fica afetada pelo tempo que durar o movimento. A empresa diz, porém, que não há suspensão de nenhum serviço.

Em Bom Jesus da Lapa, de acordo com informações obtidas pelo site Notícias da Lapa, a agência local continua funcionando com os serviços normalmente, só que de forma parcial. Todos os pedidos estão sendo  encaminhados ao local de destino, no entanto pode haver alguns atrasos na entrega devido a paralisação.

Confira a íntegra da nota dos Correios sobre a paralisação parcial de empregados

A paralisação parcial dos empregados dos Correios, iniciada nesta terça-feira (10) pelas representações sindicais da categoria, não afeta os serviços de atendimento da estatal.

A empresa já colocou em prática seu Plano de Continuidade de Negócios para minimizar os impactos à população. Medidas como o deslocamento de empregados administrativos para auxiliar na operação, remanejamento de veículos e a realização de mutirões estão sendo adotadas.

Levantamento parcial realizado na manhã desta quarta-feira (11) hoje mostra que 82% o efetivo total dos Correios no Brasil está trabalhando regularmente.

Negociação — Conforme amplamente divulgado, os Correios estão executando um plano de saneamento financeiro para garantir sua competitividade e sustentabilidade. Desde o início de julho, a empresa participa de reuniões com os representantes dos empregados, nos quais foi apresentada a real situação econômica da estatal e propostas para o acordo dentro das condições possíveis, considerando o prejuízo acumulado, atualmente na ordem de R$ 3 bilhões. As federações, no entanto, expuseram propostas que superam até mesmo o faturamento anual da empresa.

Vale ressaltar que, neste momento, um movimento dessa natureza agrava ainda mais a combalida situação econômica da estatal. Por essa razão, os Correios contam com a compreensão e responsabilidade de todos os seus empregados, que precisam se engajar na missão de recuperar a sustentabilidade da empresa e os índices de eficiência dos serviços prestados à população brasileira