Mesmo sem chuva, nível do Rio São Francisco  inicia o mês de agosto com nível acima do normal em Bom Jesus da Lapa

0
GrupoSCosta-350x250px
Vista do rio São Francisco /Foto: José Hélio/Notícias da Lapa

Em nova medição realizada no final da tarde da última segunda-feira, 3 de julho,  o nível do Rio São Francisco  se mantém em 3,42 metros na cidade de Bom Jesus da Lapa, de acordo o monitoramento feito  para  Companhia Hidrelétrica do São Francisco (CHESF), em Sobradinho e  por Dona Maria Alice na Barrinha.

Diferente dos registros efetuados em anos anteriores, mesmo com o início do aparecimento de alguns bancos de areia,  o  Rio São Francisco entrou no segundo mês do segundo  semestre de 2020 na cidade de Bom Jesus da Lapa com o nível  acima da média normal. Fato positivo. Já que o rio sofreu muito em anos anteriores.

Segundo Dona Maria Alice,  “num tempo desse, era normal o rio já está cheio de coroas no trecho que passa na  cidade de Bom Jesus da Lapa. Onde  o povo aproveitava para banhar em alguns locais, especialmente próximo a Barrinha”.

BahiaFArmShow-350x250px

A explicação pode estar nas duas cheias apresentadas pelo Velho chico  no início do primeiro semestre, que fez o rio alcançar a maior média dos últimos 12 anos.  A primeira cheia do ano fez o  nível do  chegar  a  7,33 metros.  Já a   segunda,   em 8,14 metros.