Projeto Formoso, maior produtor de banana do Brasil: a população ainda não conquistou o direito a água potável.

0
GrupoSCosta-350x250px
Projeto Formoso é responsável por 240 milhões do PIB de Bom Jesus da Lapa, praticamente a metade, sendo o maior produtor de banana do Brasil.

O Projeto Formoso, perímetro de irrigação implantado e mantido pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) atualmente é o maior produtor de banana do Brasil, e responsável por 240 milhões do Produto Interno Bruto (PIB) de Bom Jesus da Lapa, praticamente a metade da riqueza gerada dentro do município. Configuração que não tem contribuído para melhorar a situação do povo que mora nessas áreas quando o assunto é água para o consumo humano, que mesmo sendo destaque no cenário nacional e municipal, os moradores ainda não conquistaram o direito a água potável.

“Vários fatos já aconteceram envolvendo a saúde da população do projeto, devido à falta de água tratada, realidade que passa despercebido pelas autoridades.”

Diante da realidade de descaso, a Paroquia Nossa Senhora das Graças organizou junto aos moradores um abaixo-assinado, no qual 40 pessoas se mobilizaram recolhendo assinaturas no município de Bom Jesus da Lapa, “reivindicando a construção de Adutora e Estação de Tratamento de Água para os perímetros irrigados A e H”, no mês de fevereiro de 2017, direcionado a Presidente da Codevasf em Brasília, a Senhora, Kênia Régia Anasenko Marcelino, com 8.026,00 (oito mil e vinte seis) assinaturas.

A comunidade afirma que até então não tiveram nenhum  parecer da presidência da Codevasf, principal seguimento responsável pelos perímetros. “Essa luta é antiga, pois, falta de planejamento da Codevasf, quando criou e colocou as famílias nos lotes, pensou apenas no lucro, sem considerar as necessidades fundamentais das famílias, infelizmente esse mesmo olhar ainda continua”.

BahiaFArmShow-350x250px