Moradores começam a deixar casas por conta de cheia do Rio São Francisco em Ilhas de Bom Jesus da Lapa

0
GrupoSCosta-350x250px
Ilha do Carrapato no início da cheia, nessa semana o nível do do rio já cobriu grande parte da área.

O Rio São Francisco tem apresentado até aqui a sua maior cheia dos últimos 12 anos. O nível do Velho Chico chegou aos 7,74 metros na última terça-feira (10), causando impactos na vida das famílias ribeirinhas. E chegando aos 7,94 no início  da manhã desta quinta-feira(12).

Quem já começou a sentir em maior intensidade o efeito do volume de água que chega à Bom Jesus da Lapa foram os moradores das Ilhas do Banco do Jogo, Carrapato e Ilha da Prata, que ficam num nível mais baixo em relação ao rio, de acordo a Defesa Civil Municipal.

De forma preventiva, por orientação da Defesa Civil, estas famílias estão evacuando suas moradias, que estão em áreas de risco de inundações. A desocupação das casas acontece de forma gradativa, a medida que o Rio São Francisco avança. A Ilha da Canabrava, por estar num local mais alto, a água começou a atingir apenas a parte mais baixa, conhecida como lameiro. Até o momento ninguém foi retirado dessa ilha.

Imagen aérea feita pelo drone da Codevasf no final da tarde desta quarta-feira(11), mostra um pouco da dimensão da cheia do Rio São Francisco próxima a cidade de Bom Jesus da Lapa
BahiaFArmShow-350x250px

Nesta quinta-feira (12) a Comissão Municipal da Defesa Civil fez uma visita na comunidade para reavaliar a situação de riscos no local. Todas as ações implementadas fazem parte de um plano emergencial traçado para evitar ou minimizar eventuais prejuízos causados pela cheia do Rio São Francisco e pelas fortes chuvas que atingem a cidade de Bom Jesus da Lapa.