Nível do Rio São Francisco inicia o mês de junho baixo dos 3 metros em Bom Jesus da Lapa

0
Banner
Foto: José Hélio/Notícias da Lapa

Sem chuvas e com a estiagem se intensificando, o nível do Rio São Francisco continua baixando em Bom Jesus da Lapa. Neste sábado, 1º de junho, a cota do rio marcou 2,97 metros — 46 centímetros a mais que no mesmo período do ano passado, conforme levantamento feito pelo site Notícias da Lapa, com base na leitura da régua da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (CHESF), instalada nas mediações da Ponte Gercino Coelho(Veja vídeo).

Foto: José Hélio/Notícias da Lapa

Em comparação com anos anteriores, o nível do rio apresenta variações significativas. No início de junho de 2023, a cota foi de 2,82 metros. Já em 2022, o rio marcou 3,60 metros. Em 2021, a situação foi ainda mais crítica, com a cota registrada em apenas 2,51 metros, a pior dos últimos quatro anos.

Foto: José Hélio/Notícias da Lapa

O Rio São Francisco é mais do que um cartão-postal de Bom Jesus da Lapa. Suas águas são fonte de sustento para milhares de ribeirinhos que dependem da pesca, da agricultura irrigada e da navegação. Em anos de pouca chuva, o cenário se agrava, dificultando a subsistência dessas famílias.

Com o nível do rio abaixo dos 3 metros, a navegação também passa a ser comprometida. Embarcações de médio e grande porte correm risco de encalhar em bancos de areia, tornando o transporte fluvial mais perigoso e limitado.

 

QUER COMENTAR?

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui