O nível do Rio São Francisco permanece elevado no município de Bom Jesus da Lapa, no oeste da Bahia, em razão das chuvas registradas nas últimas semanas em Minas Gerais e também na própria região oeste do estado. O cenário hidrológico segue sendo acompanhado de perto por órgãos locais e pela população ribeirinha.
📲 Clique aqui e entre no grupo do WhatSapp do Notícias da Lapa.
Desde o fim de novembro, quando o São Francisco registrava aproximadamente 3,07 metros, o volume de água vem aumentando de forma contínua. Com isso, bancos de areia formados durante o longo período de estiagem voltaram a ser cobertos, alterando a paisagem do leito do rio.
Nesta quinta-feira (18), o nível voltou a subir, alcançando 4,29 metros, reforçando a tendência de crescimento, com aumento de cinco centímetros nos últimos quatro dias. A elevação reflete o maior aporte hídrico provocado pelas chuvas e indica uma recuperação gradual do Velho Chico com a chegada do período chuvoso.
Apesar do aumento ainda não representar risco, a situação segue sendo monitorada, especialmente nas áreas ribeirinhas, diante da possibilidade de novas elevações nos próximos dias.
Ver essa foto no Instagram

























