Ocupação de terreno em Bom Jesus da Lapa: Prefeito faz declaração polêmica

0
GrupoSCosta-350x250px

A ocupação de um terreno próximo aos prédios do programa federal Minha Casa Minha Vida, no Bairro Vila Nova, em Bom Jesus da Lapa tem sido tema de vários  debates no município, especialmente depois que o prefeito Eures Ribeiro deu uma entrevista em rádio da cidade, condenando a ação.

O movimento de ocupação da área começou na última sexta-feira(20), quando 80 pessoas invadiram o local, que pertence a um empresário do município. Em seguida o grupo seguiu para uma outra área próxima, de aproximadamente 200 hectares, de um outro proprietário, chegando a mais de 500 pessoas no domingo(23), de acordo explicou dos representantes do grupo responsável pela invasão no local. Nenhuma estrutura de barracas  foi montada, apenas cercas e marcos improvisados marcavam os terrenos de cada família.

BahiaFArmShow-350x250px

Na manhã desta segunda-feira(24) informando do fato, o prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro foi em uma rádio da cidade e deu uma entrevista, que deixou as representações das famílias que invadiram a área revoltadas. Eures disse não apoia invasões. “Eu não apoio invasão a área privada. Já convoquei a polícia para agir contra a invasão, próxima ao conjunto habitacional novo. Quem invadiu, desocupe, porque a polícia vai tirar vocês daí”, alertou o prefeito.

“Não invada área de ninguém, porque eu já estou colocando a Polícia Militar, a Polícia do Cerrado para derrubar tudo. Sexta-feira vou fazer uma operação pesada nessas áreas que foram invadidas com a polícia e com as máquinas da prefeitura. Eu não apoio invasão, eu não apoio ‘safadeza’, eu não apoio malandragem. Tem gente que invadiu, que tá com 10 lotes”. disse Ribeiro.

Na entrevista o prefeito também disse serem mentirosas algumas declarações que segundo Eures, o apontavam como responsável pela autorização da ocupação da área, e afirmou que a prefeitura vai abrir uma área de loteamento para passar para as famílias que precisam. Para isso, segundo o prefeito, será feito um cadastro pela prefeitura.

O site Notícias da Lapa acompanhou na tarde de ontem (24) uma reunião no local da invasão, que contou com a participação do secretário de Obras Fábio Nunes com o grupo que marcou lotes na área.

Nas argumentações dos participantes,  as pessoas se mostraram revoltadas com a entrevista do prefeito. “Olha, o prefeito não devia ter falado o que falou, somos pessoas que trabalham, e ele precisa da gente, ele não podia falar besteira só porque alguém disse que alguém falou isso ou aquilo. Aqui não tem um líder, todos estamos juntos para conseguir um lote. Não somos vagabundos, queremos apenas um lote para morar, queríamos que ele viesse aqui para conversar com a gente antes de fazer declarações. Esse terreno está aqui abandonado, só para servir de esconderijo de bandido, colocando em risco as pessoas que moram aqui perto. Não vamos desistir, vamos continuar aqui se não resolver.  O prefeito precisa vir aqui”, disse.

Eles reforçaram o a necessidade de que precisam de um lugar para morar e que tem gente aproveitando da situação. “Eu só quero um lugar para fazer minha casa, só isso, não posso comprar, e muita gente aqui também está na mesma situação que eu. Infelizmente tem gente aqui que marcou vários lotes, muitos têm casa aqui nos ‘predinhos’ e está aproveitando a situação. Por que não passa para quem precisa? não é justo, tem que ser para quem precisa”, falou uma senhora.

Entramos em contato com o prefeito Eures Ribeiro que afirmou que as declarações foram direcionadas para as pessoas que passaram a comentar que ele tinha incentivado a ocupação, e para as pessoas que tinha marcado lotes e não precisam. Eures disse ainda que pediu para o Secretário de Obras, Fabio Nunes se reunir com o povo e explicar a situação. Uma nova reunião foi agendada  com os representantes na sexta-feira(27) para buscar uma saída para o problema. Um possível terreno será loteado, a custo popular, para atender as pessoas que ainda  não tem sua casa própria.