Pela primeira vez em 329 anos, romaria do Bom Jesus não terá romeiros

0
GrupoSCosta-350x250px
Festa do Bom Jesus de 2019.

Uma das maiores e  mais  antigas romarias do Brasil, a 329ª Romaria do Bom Jesus, será realizada entre os dias 28 de julho e 05 de agosto,  sem a participação dos romeiros. O Reitor do Santuário, padre João Batista, em entrevista concedida a rádio Bom Jesus FM, nesta sexta-feira(24), afirmou que durante o período de novenário, não haverá possibilidade das pessoas participarem das celebrações. “Não adianta viajar, vim pra cá, achando que quando chegar aqui vai participar da novena – porque não dá. Nós faremos a novena todas as noites, mas restrita, ali só com as pessoas envolvidas na celebração, pra celebração acontecer”, comunicou.

Ele afirmou que o Santuário  estará aberta das 8  às 14hs, já que depois desse horário o espaço será fechado para o trabalho de higienização, para dar condição da celebração ser realizada  às 19 hs, e ser  transmitir, e pede que  as pessoas acompanhem virtualmente as celebrações e não viajem para o Santuário do Bom Jesus, devido à pandemia do coronavírus. No ano passado, 18 mil pessoas compareceram à missa.

Segundo o Reitor,  no dia da festa, a imagem do Bom Jesus irá circulará em um carro pelas ruas da cidade. E reforça, que os  fiéis devem se organizar para acompanhar romaria  pela televisão e redes sociais. Já que as  celebrações serão sem público, apenas os celebrantes e profissionais de suporte para a transmissão.

BahiaFArmShow-350x250px

Ainda de acordo padre João, durante reunião do Santuário, juntamente com a presença de representantes da  Rede Hoteleira, Prefeitura, Polícia Militar e diversos seguimentos da sociedade foram tomadas as seguintes medidas:

– Subidas ao morro vetada.

– Barragem aos ônibus e coletivos (que já ocorre por lei estadual).

– Limite de pessoas e tempo em visitação a gruta.

– Grutas com túnel de desinfecção na entrada e na saída.

– Distribuição de máscaras.

– Controle feito pela guarda municipal e polícia militar de circulação de pessoas no entorno do morro.

As instalações do santuário, permanecem abertas durante o novenário, das 8 às 14 hs, mas sem atividades que geram aglomeração.

A Romaria do Bom Jesus no Santuário do Bom Jesus da Lapa é a principal e mais popular do município. Esse ano os fiéis só poderão acompanhar através do Facebook, Instagram e canal no Youtube santuariolapa. De 28 de julho a 05 de agosto acontece o novenário, já no dia 06 de agosto terá uma  programação especial que começará com Missa Solene às 07 da manhã e terminará com uma live com o Padre Alessandro Campo às 19h30.

História

O morro do Bom Jesus da Lapa  e suas galerias de grutas foram descobertos em 1691 pelo português Francisco de Mendonça Mar, que havia saído a pé de Salvador, peregrinando  pelo sertão, com uma imagem do Jesus crucificado e outra de Nossa Senhora da Soledade.

Situado na margem do rio São Francisco, o local foi utilizado como moradia pelo português, que abrigava viajantes nas grutas, que desde então passaram a ser referência para os cristãos que habitavam a região do vale do rio São Francisco, que margeia o município.